QUEM SOMOS
O setor
Um universo de 18 mil profissionais em agências espalhadas por todo o Brasil, com formação multidisciplinar em jornalismo, relações públicas, publicidade, design, ciência de dados, administração, economia, direito e dezenas de outras habilidades que compõe o perfil de um setor capacitado para oferecer mais de 60 produtos e serviços de comunicação corporativa. Em 2022, as agências brasileiras faturaram R$ 4.9 bilhões, gerando riqueza para a economia do país e soluções estratégicas para clientes públicos e privados.
O que fazemos
Nossos objetivos são:
- Difundir a atividade de comunicação corporativa e empresarial;
- Contribuir para a organização e profissionalização do setor do setor
- Zelar pela qualidade de prestação de serviços;
- Ampliar o mercado junto às organizações públicas e privadas;
- Construir parâmetros éticos de atuação;
- Definir critérios comerciais;
- Dar visibilidade ao segmento.
Para isso, formamos grupos de trabalho temáticos, com participação dos associados, que atuam nas seguintes áreas:
- Gestão e RH
- Reúne gestores financeiros, profissionais de RH e executivos de agências para debater temas de gestão, políticas de recursos humanos e promover troca de experiências entre as associadas. Realiza a cada 3 anos a pesquisa Cargos, Salários e Benefícios, que apura a movimentação do setor e ajuda no planejamento das empresas.
- Comunicação Interna
- Promover o serviço de comunicação interna no mercado brasileiro, trocas de experiências entre profissionais e agências, organizar eventos, produzir conteúdos sobre CI e realizar anualmente o Verso & Reverso da Comunicação Interna, o maior e mais inovador encontro sobre práticas de CI do país são os objetivos do mais antigo grupo de trabalho da Abracom.
Coordenadora: Claudia Cezaro Zanuso (Duecom Comunicação)
- Diversidade, Equidade e Inclusão
- Um setor mais diverso e inclusivo. Para isso, agências associadas estão em permanente debate, trocando ideias e boas práticas de programas de diversidade e inclusão nas empresas do setor, além de promover o letramento dos profissionais para um mundo mais igualitário e inclusivo.
Coordenadora: Tacyana Viard (Dupla Comunicação)
- Comunicação Digital
- Um mundo cada vez mais conectado exige transformação digital das empresas e profissionais. O GT difunde informações, compartilha experiências e ajuda a manter o setor na vanguarda das melhores práticas de comunicação digital e inteligência de dados.
Coordenadora: Deborah Slobodticov (XCOM)
- Inovação
Grupo de Trabalho
criado com o objetivo de fomentar discussões, debates e reflexões sobre
assuntos diretamente relacionais ou não com o ambiente da comunicação
corporativa. Assuntos de interesse que venham oxigenar as práticas inovadoras
dentro e fora das agências são os principais focos do GT. A sua dinâmica é
formada de reunião onlines, encontros abertos para o mercado dos mais variados
temas e a criação de produtos/conteúdos inovadores para os associados da
Abracom.
Coordenador: Nilton Lemos (Voz Comunicação)
- Setor Público
- Promover o conceito de comunicação pública, dialogar com os poderes constituídos e gerar segurança jurídica nos processos de contratação de serviços de comunicação corporativa são os principais objetivos deste grupo que reúne agências interessadas em prestar serviço para governos e instituições públicas.
Coordenador: Michel Rodrigues (Savannah)
Presença nacional
- Bahia
- Minas Gerais
- Pernambuco
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
Vem com a gente. Filie sua agência à Abracom
Faça parte do movimento das agências brasileiras de comunicação corporativa. Não cobramos taxa de adesão e as mensalidades são cobradas de acordo com a faixa de faturamento.
Agências pequenas pagam menos, agências grandes, pagam mais, mas todas têm os mesmos direitos e votos igualitários. Conheça o Estatuto Abracom e a Carta de Princípios Éticos Abracom. Peça o kit de filiação, com informações sobre mensalidade através do botão ASSOCIE-SE na barra lateral.
Comitê Gestor
Fábio Santos
Presidente
Rosa Vanzella
Vice-Presidente
Claudia Cezaro Zanuso
Secretária-Geral
Ana Julião
Diretora de Finanças
Renato Salles
Diretor de Assuntos Legais
Diretoria
Michel Rodrigues
Diretor de Assuntos Institucionais - Setor Público
Roberta Machado
Diretora de Assuntos Institucionais - Setor Privado
Carina Almeida
Diretora de Dados e Parâmetros de Mercado
Everton Vasconcelos
Diretor de Capacitação Profissional e Gestão Empresarial
Marco Antonio Sabino
Diretor de Relações Internacionais
Michele Cruz
Diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão
Oscar Koeke
Conselho Fiscal
Vitor Fortes
Conselho Fiscal
Monique Melo
Conselho Fiscal
Caio Bamberg
Suplente do Conselho Fiscal
Cleide Pinheiro
Conselho de Ética
Diretorias Estaduais
Paulo Paulino
Diretor Estadual do Rio de Janeiro
Monique Melo
Diretora Estadual da Bahia
Michele Cruz
Diretora Estadual de Pernambuco
Martha Becker
Diretora Estadual do Rio Grande do Sul
Rafael Araújo
Diretor Estadual de Minas Gerais
Conselho Consultivo
Daniel Bruin
Presidente (2020-2024)
Claudia Rondon
Presidente (2016-2020)
Gisele Lorenzetti
Presidente (2012-2016)
Ciro Dias Reis
Presidente (2008-2012)
Zé Luiz Schiavoni
Presidente (2004-2008)
João Rodarte
Presidente (2002-2004)
Equipe Executiva
Sheila Magri
Diretora-executiva
Adelaine Porfirio
Analista de Contrato
Nicole Contier
Analista de Eventos
Natália Roder
Secretária Executiva
Carolina Saboia
Analista de Comunicação
Elizete Pereira
Analista Financeira