GRUPOS DE TRABALHO ATIVOS NA ABRACOM
Comunicação Interna:

Grupo para unir e mobilizar agências associadas para atuar pela comunicação interna; ampliar as oportunidades de negócio e formas de contratação; contribuir para o desenvolvimento e a qualificação dos comunicadores internos nas agências e nas organizações; reconhecer as diversas ferramentas empregadas hoje no trabalho de comunicação interna e pensar em inovação; monitorar o comportamento do mercado em relação à contratação de trabalhos de comunicação interna;

Atividades do grupo:

  1. Reuniões online;
  2. Lives e webinars com convidados das agências associadas e seus clientes;
  3. Evento Verso & Reverso da Comunicação Interna.
Coordenadora: Claudia Zanuso (Duecom)

Digital

Grupo de trabalho de líderes de digital, BI e Inteligência Artificial das agências de comunicação associadas Abracom. Seu objetivo é difundir boas práticas na área digital, promover atividades de aculturação do digital no setor, cursos, palestras e debates, além de estimular e promover o ambiente de negócios digitais na comunicação corporativa.

Coordenadora:  Deborah Slobodticov (XCOM)

Diversidade, Equidade e Inclusão:

Grupo para  promover a diversidade e a inclusão no setor de comunicação, reunir as boas práticas das agências associadas (políticas de RH e atitudes simbólicas e concretas para combater todo tipo de discriminação, seja na montagem de equipes de trabalho, no ambiente da agência ou na relação com os clientes), redigir o compromisso setorial pela diversidade e inclusão e criar programas de orientação e atividades de formação para as agências ligadas a esses temas.

Coordenadora: Tacyana Viard (Dupla Comunicação)

Recursos Humanos:
Gestão de pessoas é o tema central do grupo, o qual proporciona uma rica troca de informações e debates sobre a questão. Discute sobre processos administrativos, fluxos e técnicas, além de indicações de fornecedores e recomendações sobre práticas voltadas para o aperfeiçoamento das operações das agências. Já o principal produto gerado por este grupo é a Pesquisa de Cargos e Salários, uma poderosa ferramenta de referência para a área.
Setor Público

O grupo trabalha pela regulamentação e ampliação da transparência nas concorrências públicas para contratação de serviços de comunicação corporativa. Também promove o relacionamento da Abracom com entes públicos em temas de interesse do mercado.

Coordenador: Michel Rodrigues (Savannah)

GT Inovação

Grupo de Trabalho criado com o objetivo de fomentar discussões, debates e reflexões sobre assuntos diretamente relacionais ou não com o ambiente da comunicação corporativa. Assuntos de interesse que venham oxigenar as práticas inovadoras dentro e fora das agências são os principais focos do GT. A sua dinâmica é formada de reunião onlines, encontros abertos para o mercado dos mais variados temas e a criação de produtos/conteúdos inovadores para os associados da Abracom.

Coordenador: Nilton Lemos (Voz Comunicação)

GT Sustentabilidade e ESG:

É uma iniciativa colaborativa que reúne representante de agências de comunicação para pensar o setor a partir de uma visão de sustentabilidade e discutir os desafios da comunicação dentro da agenda ESG. Trata-se de uma oportunidade de aprendizado para as agência, e por meio delas, para seus clientes.

O GT tem dois grandes objetivo: 1) Letramento do setor de sustentabilidade e ESG e 2) Conduzir um processo de materialidade para definir tópico críticos para o setor.

Coordenadores: Estevam Pereira e Flávia Ragazzo (grupo report).