Antecipando os debates do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a edição 2019 do fórum, promovido pela Revista e Portal IMPRENSA há 11 anos, terá como tema central “A liberdade de imprensa em tempos de radicalismo”.
O 11º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, que acontece no dia 2 de maio na sede da OAB-DF em Brasília, está com inscrições abertas. Para confirmar sua presença no fórum ou se credenciar para cobrir os debates é só acessar este link.
IMPRENSA vai reunir no fórum jornalistas, especialistas e autoridades para debates sobre a justiça e os radicalismos. Os desafios do medo, do ódio e da generalização, além do equilíbrio entre a liberdade, a segurança dos jornalistas e a responsabilidade serão alguns dos temas tratados no evento. Esta edição conta com o patrocínio da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).
Panorama da liberdade de imprensa
O relatório anual da Abert, divulgado em fevereiro deste ano, registra aumento nas violações à liberdade de expressão no Brasil. Dos dados levantados, destacam-se o aumento de 200% no número de assassinatos em relação a 2017 e a intensificação do processo de judicialização do jornalismo, com 30% mais decisões relativas a conteúdos jornalísticos.
A Abert faz ainda uma compilação de levantamentos recentes divulgados por diversas entidades internacionais e que colocam o Brasil como um dos países mais perigosos para o exercício do jornalismo. No ranking mundial de impunidade de crimes contra jornalistas elaborado pelo Comitê para Proteção dos Jornalistas (CPJ), por exemplo, o Brasil aparece na décima colocação.
Serviço
11º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia
Tema: Liberdade de imprensa em tempos de radicalismo
Quando: 2 de maio de 2019 (quinta-feira)
Horário: das 14h00 às 18h30
Local: Auditório da OAB-DF
SEPN 516 BLOCO B LOTE 07 – Asa Norte – Brasília-DF
Inscrições gratuitas pelo site: www.portalimprensa.com.br/forumliberdadedeimprensa
Promovido pela Revista e Portal IMPRENSA, esta edição do fórum conta com o patrocínio da ABERT, e o apoio da OAB-DF. Além do apoio institucional da ABI, Abracom, ANJ, Associação dos Correspondentes Estrangeiros, Instituto Palavra Aberta, OBCOM/USP, e Repórteres sem Fronteiras.