Conheça os 10 passos para uma concorrência legal

Em trabalho conjunto com o consultor Sandy Soares, profissional especializado em compras e comunicação, e o advogado Claudio Freddo, a Abracom lançou em maio um conjunto de recomendações para auxiliar organizações privadas nos processos de concorrência para contratar serviços de comunicação.

Uma pesquisa realizada com associados da Abracom serviu de base para o trabalho. Falta de clareza nos briefings, utilização sem qualquer remuneração de ideias criativas e a falta de feedback foram as principais queixas relatadas.  Veja abaixo o gráfico completo.

O material foi trabalhado pelos consultores à luz dos princípios concorrenciais de livre mercado e também da legislação vigente. E assim nasceram os 10 passos para uma concorrência legal, um conjunto de recomendações simples, diretas, objetivas, que visam ajudar a melhorar os processos de concorrência. Para cada passo, há uma explicação aprofundada. A associação já possui o Guia de Serviços e Boas Práticas de Contratação de Agências de Comunicação, lançado em 2012 em parceria com a Associação Brasileira de Anunciante – ABA.
 
Para difundir esses princípios, as agências associadas estão recebendo um kit para participar da campanha de divulgação da Concorrência Legal. Nesse kit, disponível para download, você encontra:
  

* Carta para enviar aos gestores de comunicação de seus clientes e prospects, divulgando os 10 passos;
 

* Apresentação da campanha em ppt para disseminação com seus públicos de interesse, começando pela equipe da agência;
 

* Material para site e redes sociais das agências, que pode ser adaptado;
 

* Wallpaper para difundir a ideia internamente;
 

* Documento com os 10 passos aprofundados;
 

* Layout de anúncio dos 10 passos para uma concorrência legal;
 

* PDF do Guia Abracom ABA de boas práticas em concorrências.

Siga os 10 passos recomendados pela Abracom e faça uma concorrência legal
 

  1. Faça um briefing único e direto. Defina o escopo da proposta, deixando claras as necessidades de comunicação e seus objetivos.
     
  2. Dê tratamento igualitário e imparcial aos participantes.
     
  3. Apresente cronograma com prazos exequíveis de acordo com a complexidade do projeto.
     
  4. Estabeleça e divulgue os critérios de avaliação técnica e comercial.
     
  5. Avalie as competências a partir do portfólio e do perfil das lideranças das empresas concorrentes. A equipe de atendimento será contratada após a definição da agência vencedora.
     
  6. Compartilhe as respostas aos questionamentos com todos os envolvidos.
     
  7. Busque empresas que trabalham em conformidade com a legislação e verifique o regime de contratação da equipe.
     
  8. Respeite os direitos autorais dos participantes.
     
  9. Garanta a transparência ao processo e divulgue os resultados.
     
  10. Dê um feedback detalhado a todos os participantes.

1 comentário em “Conheça os 10 passos para uma concorrência legal”

  1. Pingback: “Pelo fair play concorrencial” – ABRACOM

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