Designer Marcelo Cason, da Agência Interativa, de São Bernardo do Campo foi o vencedor
A Abracom já tem o selo comemorativo do aniversário de dez anos da entidade. O júri do concurso Selo Abracom +Dez anos escolheu cinco finalistas entre 20 trabalhos apresentados por 12 agências associadas. E o selo vencedor foi apresentado pelo designer Marcelo Cason, da Agência Interativa, de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Para avaliar os trabalhos, a Abracom convidou três profissionais de design para compor o júri: Vanessa Rodrigues, diretoria administrativa da ADG Brasil – Associação de Designers Gráficos, formada em Design pelo SENAC e que atua em projetos de design desde 1995, Márcia Auriani, coordenadora dos programas de pós-graduação em negócios da BSP Business School e Universidade Anhembi Morumbi e o designer Marcilio Florindo, diretor de criação e sócio da Caso Design Comunicação.
Para chegar aos cinco trabalhos finalistas, os jurados se valeram dos critérios do regulamento do concurso, que privilegiavam a ideia de uso das cores da marca Abracom e procuraram escolher propostas que estivessem alinhadas com o briefing, que destacava o olhar da entidade para o futuro, com o slogan Abracom +10.
O selo vencedor recebeu um total de 129 pontos, em uma avaliação de cinco itens. O designer Marcelo Cason receberá o prêmio de R$ 3.000,00 no II Fórum Abracom, em 24 de abril de 2012.
Segundo Vanessa Rodrigues, os trabalhos apresentados “tiveram um bom nível de qualidade gráfica, mas ficaram, em geral, presos a fórmulas mais convencionais”. Para Florindo, alguns participantes alteraram substancialmente a marca Abracom, o que prejudicou a avaliação. Segundo ele, mesmo entre as marcas finalistas houve mudanças na atual marca, ainda que sutis. “Com o selo vencedor, a entidade terá pela frente o desafio de renovar sua marca, atualizar os padrões gráficos”. A jurada Marcia Auriani, por sua vez, destacou a quantidade de trabalhos, o que revelou “o interesse dos associados pelo concurso e pela criação de um selo marcante para comemorar os dez anos de entidade”.
Confira os profissionais e as agências que ficaram entre os finalistas e a pontuação atribuída pelo júri:
2º Hector Fábio Salas, da Agência de Textos – 122 pontos
3º Diogo Vale Bittar, da FSB – 110 pontos
4º Andresa Araújo e Camila Pires, da LVBA – 109 pontos
5º Fernando Augusto Acar, da FSB – 107 pontos
A diretora de comunicação da Abracom, Claudia Zanuso, acompanhou o processo de julgamento e afirmou que a entidade aceita o desafio proposto pelo júri, de renovar a marca após o uso do selo comemorativo.
Segundo o diretor-executivo da associação, Carlos Henrique Carvalho, a consolidação da entidade, que é referência no mercado de agências de comunicação no Brasil e no exterior, exige um reforço institucional do nome. “Hoje, a logomarca traz uma assinatura extensa, com o nome completo da entidade e o selo vencedor nos faz refletir que a palavra Abracom tem força suficiente para representar visualmente a entidade”, ressaltou.
Conheça o selo Abracom +10, que será utilizado oficialmente a partir do dia 16 de abril, aniversário da Abracom, estampando o novo site da entidade e em todas as manifestações da marca em 2012.