Pesquisadores do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração de Comunicação e Marketing, Ceacom, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, estão realizando o Projeto de Pesquisa Análise de Retorno dos Investimentos em Comunicação que aborda as 70 maiores empresas do Brasil em 14 setores da economia. Petrobras, Basf, Natura, Tetrapak e Odebrecht patrocinam o trabalho cujo resultado preliminar será apresentado até o final do ano. O principal objetivo da pesquisa é uma análise da estrutura formal da área de comunicação nas organizações, tanto no campo da comunicação interna quanto da externa, nas vertentes mercadológica, institucional e administrativa. A pesquisa contempla a identificação dos iniciadores, influenciadores e os responsáveis pela comunicação dentro da estrutura organizacional para identificar as expectativas e demandas tangíveis em relação aos resultados. O projeto analisa também o processo de constituição do planejamento da comunicação e os instrumentos para o estabelecimento das ações. A pesquisa ainda identifica os instrumentos de avaliação, mensuração e controle utilizados no âmbito da comunicação, além de como a comunicação é considerada dentro do processo de elaboração orçamentária na organização. Sobre o Ceacom Sediado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), o Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (CEACOM) foi criado em abril de 2006 com a proposta de diminuir a distância entre teoria e prática por meio da união de ferramentas da academia e as experiências vivenciadas no mercado. O Centro de Estudos Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (Ceacom) conta com quatro linhas de pesquisa bem distintas: Análise de Retorno de Investimentos em Comunicação, Análise e Planejamento da Comunicação Integrada, Ética e Eficácia em Comunicação e Análise e Avaliação das Mídias Contemporâneas e da Tecnologia em Comunicação. Até meados de 2008, o foco do Ceacom é a realização do projeto de pesquisa Análise de Retorno de Investimentos em Comunicação com resultados preliminares previstos para divulgação até o final de 2007. Já a publicação com os resultados do projeto será publicada no final do primeiro semestre de 2008. Fonte: Ceacom
FONTE: Ceacom