A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) promoverá no dia 17/4, às 18h, o evento de lançamento do livro “O perfil do gestor de comunicação: como gerar impacto e promover a sustentabilidade”. Escrito por Pedro Ulsen, o conteúdo foi publicado recentemente com o objetivo de identificar qual é o perfil do gestor de comunicação contemporâneo que seja estratégico e contribua para a sustentabilidade nas organizações.
O evento de lançamento será gratuito e aberto ao público e, na ocasião, o autor participará de um debate para destacar as principais contribuições da obra para o mercado, gestores, pesquisadores, profissionais da área e estudantes. Na sequência, as pessoas presentes serão convidadas a participar de uma sessão de autógrafos e um coquetel exclusivo, quando poderão adquirir o livro.
A publicação é inspirada na dissertação de mestrado defendida pelo autor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa desenvolvida indicava dúvidas e falta de clareza quanto ao perfil mais adequado do gestor de comunicação. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas no link – http://www.aberje.com.br/calendario/lancamento-do-livro/.
O modelo inédito defendido na obra decorre da compreensão deste executivo a partir de alguns elementos que resumem suas qualificações profissionais: formação, atribuições, competências, habilidades, tendências contemporâneas, tendências profissionais, perspectiva de atuação, valores, posicionamento e desafios.
A obra tem a quarta capa assinada por Ricardo Viveiros, jornalista e escritor com mais de 50 anos de carreira, presidente da RV&A Oficina de Comunicação e autor de mais de 40 livros publicados no Brasil e no exterior. O prefácio é de Margarida M. Krohling Kunsch, professora titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), organizadora de cerca de 30 coletâneas de Ciências da Comunicação, Comunicação Organizacional e Relações Públicas, autora de grande número de prefácios, capítulos e artigos em livros e periódicos científicos nacionais e internacionais.
O livro “O perfil do gestor de comunicação” também está alinhado com a necessidade de criar soluções para o desenvolvimento sustentável que a sociedade exige das empresas e da capacidade estratégica que os comunicadores têm diante dessa tarefa. A implementação de uma filosofia direcionada às práticas sustentáveis tem sido justificada diante dos impactos socioambientais e da necessidade das organizações investirem em novos diferenciais competitivos e melhorarem o relacionamento com seus públicos de interesse.
O livro apresenta ainda entrevistas publicadas na íntegra com gestores de destaque da área. São cinco profissionais de extensa carreira e amplo conhecimento sobre o tema, reconhecidos por atuações marcantes no âmbito da comunicacional empresarial. São eles: Gislaine Rossetti, Janine Saponara, Olinta Cardoso, Ricardo Voltolini e Rodolfo Guttilla.
Sobre o autor
Pedro Ulsen é Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Possui pós-graduação em Jornalismo Literário e graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Pedro Ulsen é Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Possui pós-graduação em Jornalismo Literário e graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Profissionalmente, atua com foco em comunicação empresarial, assessoria de imprensa, relações públicas, sustentabilidade, planejamento, marketing, edição de livros e artigos científicos. Com mais de 15 anos de carreira, tem experiência nas seguintes funções: Gerente na Ricardo Viveiros & Associados; Gerente na Planin Comunicação Empresarial; Consultor Associado da Ideia Sustentável; Consultor de Comunicação e Marketing; Preparador, editor e revisor de livros da Odysseus Editora (45 livros produzidos); Membro da Comissão Editorial e Executiva da Revista da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC).
Gerenciou o atendimento de assessoria de comunicação e imprensa para clientes de diferentes setores, como Gartner, Dassault Systèmes, CGI, Verint, (ISC)², Daten, Grupo New Space, Resource IT, Rimini Street, Zenvia, Odysseus Editora, Arte da Beleza, Jardineira Grill, Sobloco Construtora, Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp) e Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).
Na USP foi Professor Assistente nas disciplinas de Comunicação Organizacional e Planejamento de Relações Públicas. Também na USP foi convidado a ministrar aulas de pós-graduação no MBA Inovação de Tecnologias Digitais e Governança com Sustentabilidade, do Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
Atuou como Editor de Publicações na agência Lead Comunicação, Coordenador de Imprensa na Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo, jornalista no Projeto Guri e produziu revistas customizadas para a Revista Época (Editora Globo), Avon, Bunge e Cyrela.
Serviço
Data: 17/4
Horário: 18h
Evento: Lançamento do livro “O perfil do gestor de comunicação”
Inscrições: http://www.aberje.com.br/calendario/lancamento-do-livro/
Local: Aberje Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
Endereço: Rua Amália de Noronha, 151, 6º andar, Pinheiros, São Paulo, SP
Formato: Debate seguido de coquetel e sessão de autógrafos para o público
Data: 17/4
Horário: 18h
Evento: Lançamento do livro “O perfil do gestor de comunicação”
Inscrições: http://www.aberje.com.br/calendario/lancamento-do-livro/
Local: Aberje Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
Endereço: Rua Amália de Noronha, 151, 6º andar, Pinheiros, São Paulo, SP
Formato: Debate seguido de coquetel e sessão de autógrafos para o público