• Objetivo da agência é acelerar a eficiência e elevar a qualidade das entregas
• Projeto é conduzido em parceria com consultoria especializada
• Todas as áreas vão adotar ferramentas de IA de forma responsável e com processos
• Profissionais terão tempo para se dedicar ao estratégico e às atividades com maior valor agregado
O Grupo Printer Comunicação, agência de comunicação integrada, está profissionalizando o uso de IA (inteligência artificial) em toda a operação. A aplicação abrangerá desde ações de assessoria de imprensa até o treinamento de porta-vozes, produção de conteúdo para diferentes meios, estratégias digitais, mailings, BI (Business Inteligence), criação de anúncios, campanhas e eventos, além do backoffice, áreas Comercial/Marketing e Financeira/Administrativa. O projeto é conduzido em parceria com a IA de Bolso, consultoria especializada.
“Já utilizamos soluções de IA de maneira exploratória e não padronizada. Agora, avançamos para um modelo estruturado e governado, com processos, métricas e capacitação contínua da equipe”, afirma Rosangela Ribeiro, sócia-diretora do Grupo Printer.
Com a profissionalização, a agência vai otimizar processos, reduzir tarefas repetitivas e liberar as equipes para atividades de maior valor agregado, criativo e estratégico. Soma-se a esses ganhos, a definição de um plano de gestão, políticas de uso e segurança e KPIs de produtividade e qualidade.
“Nosso papel é tornar a IA simples, descomplicada e aplicável. Traduzimos a tecnologia para a prática, com uma abordagem personalizada e pé no chão. Estamos construindo com a equipe do Grupo Printer processos sob medida, adaptados à realidade do negócio, com foco em resultados, para manter a agência à frente no mercado”, diz Flávia Mostério, sócia da IA de Bolso.
Evolução da comunicação – O movimento do Grupo Printer acompanha a tendência do segmento. O ICCO World PR Report 2024-2025 aponta que 74% dos profissionais de PR adotam ferramentas de IA no dia a dia e 47% veem a capacitação em IA como a habilidade mais crítica para a próxima década.
Pesquisas também mostram que o uso já é amplo, embora ainda em maturação. Em estudo global, 32% dos profissionais de PR e comunicação dizem usar IA generativa com frequência e outros 33%, com menor regularidade.
No âmbito corporativo, análise da Boston Consulting Group (BCG) indica que mais de 80% das tarefas de corporate affairs podem ser apoiadas ou automatizadas por IA, com potencial de reduzir de 26% a 36% o tempo dos times, especialmente em atividades operacionais e analíticas.
“Contar com uma consultoria especializada significa ganhar velocidade, segurança, responsabilidade e ética na implementação da IA. A empresa não perde tempo em tentativas e erros”, complementa Regina Chaguri, sócia da IA de Bolso.
Fernando Saliba, sócio-diretor do Grupo Printer, destaca que desde a sua fundação, a agência acompanha e antecipa a evolução da comunicação. “São quase três décadas unindo expertise, inovação e modernidade para entregar soluções completas e atuais aos clientes. A profissionalização do uso da inteligência artificial é mais um passo natural desta trajetória, que consolida nossa capacidade de nos reinventar e de estar sempre à frente das transformações do mercado.”
Sobre o Grupo Printer
Com quase 30 anos de trajetória, o Grupo Printer Comunicação é uma agência full service, referência em transformar desafios de comunicação em resultados concretos. De relações com a imprensa a comunicação interna, passando por treinamentos de comunicação, mídias digitais, eventos e marketing, o Grupo combina experiência e inovação para consolidar a reputação das marcas e promover impacto com propósito.
Formado pelas empresas Printer Press, RS 360, BRCom e PP Publicidade e Marketing, a essência do Grupo Printer é unir estratégia, criatividade e performance em cada projeto, conectando clientes aos públicos certos e fortalecendo relacionamentos que geram valor.
Saiba mais em: www.grupoprinter.com.br
Facebook: GrupoPrinterComunicacao
Instagram: grupoprinter
LinkedIn: Grupo Printer
