Nova consultoria amplia atuação estratégica em relações governamentais e institucionais
Num momento em que o ambiente político e regulatório brasileiro se mostra mais complexo, interdependente e volátil, o Grupo In Press, líder em reputação e segundo maior grupo de comunicação corporativa do país, anuncia o lançamento da Athos Public Affairs, nova unidade dedicada a soluções de alta performance em relações governamentais, inteligência política e estratégia institucional. A iniciativa reforça o compromisso do Grupo com inovação, ética e relevância no direcionamento e apoio à atuação institucional dos clientes em um cenário político e regulatório cada vez mais complexo.
A unidade será liderada por Fábio Zambeli, jornalista e estrategista com mais de 30 anos de experiência na cobertura dos Três Poderes e em análise de risco político-institucional. Ao longo da carreira, esteve à frente de projetos de alta complexidade em setores regulados, integrando advocacy, comunicação e gestão de crises reputacionais. Zambeli passou por várias funções na Folha de S. Paulo, como o Painel, a edição executiva de Política e a chefia da pauta na sucursal de Brasília. Também foi analista-chefe na plataforma JOTA, responsável pela análise de cenários para empresas e o mercado financeiro. Nos últimos dois anos, liderou a área de Public Affairs na Ágora.
“A criação da Athos e a chegada de Fábio Zambeli, um dos analistas políticos mais respeitados do país, reforçam a nossa vocação para oferecer soluções de alto impacto que combinem inteligência, ética e inovação. As políticas públicas se tornaram um vetor central para a sobrevivência e o crescimento de negócios de todos os portes, das grandes corporações multinacionais às micro e pequenas empresas. Queremos que nossos clientes atuem com legitimidade e segurança em um ambiente político cada vez mais desafiador”, destaca Roberta Machado, presidente-executiva do Grupo In Press.
Atuação estratégica em um ambiente político e regulatório desafiador
O lançamento da Athos responde a um contexto em que desafios de natureza política e institucional se acumulam. Do recente tarifaço imposto pelos Estados Unidos contra exportações brasileiras à ascensão de um Congresso Nacional hiper empoderado, passando por uma intensa agenda regulatória e tributária do Executivo e pelo protagonismo decisório do Supremo Tribunal Federal, o cenário tem exigido das empresas capacidade de antecipar riscos, moldar percepções e sustentar posicionamentos legítimos, protegendo sua competitividade e sustentabilidade em um ambiente de instabilidade e decisões com impactos imediatos.
“A Athos nasce com a missão de ir além do monitoramento de políticas públicas. Queremos ajudar os clientes a compreender o funcionamento das instituições, antecipar tendências e traduzir interesses legítimos em propostas que dialoguem com a agenda pública em todos os níveis da federação”, afirma Zambeli.
Metodologia proprietária integrada à comunicação corporativa
Com metodologia própria de engajamento e ativação de stakeholders, a Athos adota uma abordagem propositiva e integrada à comunicação corporativa. Seu modelo de atuação combina inteligência preditiva, análise de influência e métricas de impacto para converter advocacy em resultados tangíveis. O radar de atuação inclui também estados e municípios, hoje centrais na formulação de políticas públicas e na geração de riscos e oportunidades estratégicas.
“Para o Grupo In Press, ter a sua marca própria de public affairs é a evolução natural de um negócio cujo core é a gestão da reputação de grandes empresas e instituições. A Athos conecta nossa excelência em comunicação corporativa à crescente demanda das organizações por consultoria de alto nível que as apoie em sua atuação institucional junto ao poder público. Com a unidade de public affairs e uma operação própria em Brasília, inaugurada no final de junho, ampliamos a presença estratégica do Grupo nos principais centros de decisão do país e reforçamos o nosso protagonismo na defesa dos interesses legítimos dos clientes”, conclui Kiki Moretti, sócia-fundadora e presidente do Conselho do Grupo In Press.
Sobre o Grupo In Press
Líder em reputação e segundo maior grupo de comunicação do país em faturamento, de acordo com o Anuário da Comunicação Corporativa 2025, o Grupo In Press é formado por empresas de RP e serviços especializados que oferecem soluções integradas de comunicação a mais de 200 clientes.
São elas: InPress Porter Novelli (RP), FleishmanHillard (RP), Brodeur Partners (RP), Athos Public Affairs (estratégia institucional e inteligência política), Vbrand (branded entertainment), Critical Mass (mídia e UX) e The Buzz Now/TBN (marketing de influência e conteúdo). O Grupo também é sócio da Dialog, startup nascida dentro do Grupo In Press que hoje é a HR tech líder em comunicação interna e engajamento no Brasil.
Reafirmando o compromisso com a igualdade de gênero e a sustentabilidade corporativa, o Grupo In Press é signatário do Pacto de Igualdade de Gênero da ONU e do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa global de sustentabilidade corporativa.
Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, conta com uma equipe de 600 colaboradores atuando em todo o território nacional.