Por Luciana Santos Tardioli, da Território Criativo
Estamos entrando no último trimestre do ano, época em que a agenda fica (ainda mais) acelerada e planejamos o ano seguinte. Se você está reservando o budget de marketing para 2025, não pode deixar de dar especial atenção a essas siglas que certamente vão ganhar cada vez mais espaço na agenda das empresas e das lideranças – ESG, IA, SEO, GEO, AIO LLMO. Confira a seguir o que significam e o que fazer com elas.
ESG. Mais do que uma “tendência” ou uma onda passageira, o ESG – sigla para Environmental, Social and Governance – deve ser encarado como um modo de gestão das empresas (e também de nossas atitudes, não é mesmo?). Cada vez mais companhias de todos os portes (inclusive as PMEs) e segmentos de mercado estão compreendendo e assumindo seus impactos sociais e ambientais e atentas à governança, ou seja, à transparência, integridade e sustentabilidade dos negócios.
Nesta linha, segundo a WGSN, líder global em tendências de consumo e design de produtos, “a natureza como CEO” é uma tendência não só para 2025, como para os próximos anos. No Brasil, levantamento da PWC indicou que 70% dos brasileiros aceitariam pagar mais caro por produtos fabricados de forma mais sustentável. Como integrar isso ao marketing digital? A ideia é trabalhar com marketing de conteúdo, com produtos como whitepapers e e-books endereçados a um público ávido por conhecimento (e aqui vale não só para ESG).
As newsletters empresariais do LinkedIn também podem ser um bom canal para disseminar mensagens e iniciativas de sustentabilidade das empresas, mas é importante estar sempre atento ao greenwashing: nada de supervalorizar práticas e querer transmitir algo que não é verdadeiro.
Atenção também aos relatórios de sustentabilidade que devem ser disponibilizados nos sites das companhias, mas também podem servir como insumo para vídeos curtos nas redes sociais e ampliar o diálogo com o público em geral. Aliás, vale lembrar que a partir de 2026 companhias abertas (com ações negociadas na Bolsa de Valores) deverão produzir relatórios especiais com informações financeiras relacionadas à sustentabilidade. O objetivo é espantar o greenwashing e tangibilizar a sustentabilidade corporativa.
- Se falamos em conteúdos longos e de qualidade, também devemos falar sobre a Inteligência artificial neste contexto. A pesquisa “O Estado do Marketing” realizada pelo HubSpot em agosto e divulgada agora, em setembro, com as previsões do setor para 2025 apontou que 85% dos profissionais de marketing relatam que a IA melhorou a qualidade do conteúdo, 84% disseram que as ferramentas de IA deixaram a criação de conteúdo mais eficiente e 96% planejam utilizar Inteligência Artificial e Automação em suas iniciativas de marketing em 2025.
O estudo apontou ainda que 11% disseram querer testar a reutilização de conteúdo em vários canais e a otimização de seus sites para IA generativa na busca.O que significa isso?
Assim como o SEO – “Search Engine Optimization” (Otimização para Motores de Busca) é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para melhorar o posicionamento de um site ou conteúdo nos resultados de busca de motores como o Google, atraindo, assim, mais visitantes e, consequentemente, aumentando a visibilidade de uma marca e contribuindo para potencializar as oportunidades de vendas de produtos e serviços, a tendência é fazer o mesmo com IA. Então, além de SEO, você precisará entender de GEO (Generative Engine Optimization), AIO (Artificial Intelligence Optimization) e LLMO (LLM Optimization ou Large Language Optimization) que basicamente querem dizer o mesmo: influenciar os resultados de pesquisa de mecanismos de busca baseados em Inteligência Artificial Generativa. Isso tudo ainda é muito embrionário, mas alguém tem alguma dúvida que vai decolar em breve?
Em resumo: responsabilidade social corporativa, ESG de verdade, muito conteúdo bom e de qualidade e Inteligência Artificial Generativa contribuindo para a criação de conteúdo estão entre as principais tendências de marketing digital para 2025. Claro que tem muito mais, afinal, o ecossistema digital é extremamente amplo e complexo. Mas vale ficar de olho nas siglas acima e incorporá-las desde já às estratégias de comunicação das empresas.