Soraia Hanna: “Posicionamento de marcas na crise precisa de equilíbrio entre discurso e prática”

Sócia-diretora da Critério foi convidada pela Amcham para falar sobre gestão de crise e reputação

Em meio ao cenário desafiador provocado pelas enchentes, muitas marcas avaliam como se posicionar — tanto na divulgação de ações como no gerenciamento de crises. Para debater esse assunto e trazer orientações para seus associados, a Amcham (Câmara Americana de Comércio para o Brasil) convidou Soraia Hanna para uma palestra. A sócia-diretora da Critério compartilhou conceitos e relatou cases em um encontro ocorrido nesta quinta-feira (6).

Para a executiva, um dos pontos centrais para as empresas é saber equilibrar o discurso e a prática. “Em um contexto como o que estamos vivendo, a opinião pública se movimenta em uma linha muito tênue: o que é proximidade pode parecer oportunismo, por exemplo. Por isso, é fundamental uma orientação profissional para contribuir nesse processo”, reforçou.

Com mais de 25 anos de trajetória na comunicação, Soraia expôs diretrizes práticas para marcas lidarem com gestão de crise. Um dos pontos principais, segundo ela, é o trabalho prévio. “Toda organização precisa ter um plano de blindagem. Ou seja: identificar riscos potenciais antes de o problema acontecer e ter protocolos e fluxos bem definidos”, refletiu a sócia da Critério, empresa de gestão de reputação.

Conexão verdadeira
Desde o início da crise das enchentes, a Amcham está promovendo rodas de conversa com os associados para discussões e construção de caminhos conjuntos. Na avaliação de Pilar Rossi, da área de Novos Negócios da Amcham, a imagem e a comunicação externa de marcas nesse período são fatores ainda mais relevantes. “Selecionamos temas importantes para os nossos associados neste período de calamidade pública. Saber gerir a crise e se conectar com a sociedade é algo essencial para as marcas.”

Para Soraia, a iniciativa da Amcham é importante para reforçar a cultura de comunicação de empresas de diferentes portes. “Das maiores marcas aos pequenos negócios, a reputação é o principal ativo. É o que verdadeiramente constrói a sua credibilidade. Em um momento de crise, isso é imprescindível”, finalizou.

Sobre a Critério
A Critério – Resultado em Opinião Pública é uma empresa especializada em gestão de reputação de marcas. Atende empresas, governos, instituições e líderes de expressão de todo o país. Tem expertise em assessoria de comunicação, geração de conteúdo, gestão de crise, consultoria política, relgov e formação. Entre seus clientes estão marcas como Grupo Carrefour Brasil, Hospital Moinhos de Vento, Banrisul, Endeavor, Aegea, Eletromidia, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Brivia.

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