Na Era da informação, as pesquisas de opinião tornaram-se praticamente obrigatórias para gestores. Qualquer especialista nas áreas de marketing, comunicação ou administração inclui em suas "receitas de sucesso" o uso de pesquisas para planejamento e tomada de decisões.
No entanto, o uso de pesquisas ainda se ressente de alguns mal entendidos que impedem a maximização dessa poderosa ferramenta. Esses problemas referem-se a três dimensões básicas da informação: relevância, precisão e viabilidade.
É preciso combater duas visões equivocadas sobre o uso de pesquisas de opinião pelos administradores e legisladores públicos, que partem de uma interpretação simplista sobre a democracia representativa moderna: de um lado os que vêem as pesquisas como instrumentos de manipulação da opinião pública e no outro extremo os que acham que elas escravizam os líderes políticos que as seguiriam cegamente.
O exercício da democracia, na verdade, é essencialmente uma via de mão dupla, onde a opinião pública informa/forma os representantes e também é informada/formada por eles.
É nesse contexto que as pesquisas de opinião exercem seu papel, como um poderoso instrumento para fazer fluir informação de um lado para outro no jogo democrático.
Esse será um dos temas em debate no 3º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público, em abordagem de Sílvia Cervellini, diretora do Ibope Opinião.
O evento está programado para os dias 28 e 29/08, em São Paulo, e terá, no total, 21 palestras, uma mesa-redonda e quatro conferências.
São esperados, nos dois dias de Congresso, cerca de 700 profissionais de todo o País, que atuam nas esferas públicas dos chamados Três Poderes, além de professores e pessoas que trabalham em áreas afins, como agências de comunicação e de publicidade e demais fornecedores de serviços de comunicação.
As inscrições estão abertas e há descontos especiais para instituições que inscreverem mais de uma pessoa e também para profissionais que residam no Norte e Nordeste. Informações no site da Mega Brasil ou pelos telefones (11) 5573-3627 / (11) 5573-75773.
FONTE: Comuniquese