Grupo consolida a incorporação de seis marcas, entre elas, a Santafé Ideias e a agência de publicidade Euro. Projeção de receita chega a R$ 100 milhões para 2024
A in.Pacto, principal agência de comunicação corporativa de Brasília, anuncia uma significativa mudança em sua estrutura, consolidando-se como uma holding que abrange seis empresas. Nessa transição, os sócios Klécio Santos e Vitor Fortes celebraram a aquisição da Santafé Ideias, uma empresa com 30 anos de tradição no mercado de relações públicas em Brasília, e a incorporação da agência de publicidade Euro, sediada em Porto Alegre. A formação da holding projeta uma receita estimada de cerca de R$ 100 milhões para o próximo ano.
Os detalhes financeiros dessas transações foram mantidos sob contratos de confidencialidade. “Ao longo dos últimos três anos à frente da in.Pacto, nosso objetivo primordial foi diversificar, oferecendo uma abordagem de comunicação 360 para atender ainda mais às necessidades dos nossos clientes”, afirmou Klécio Santos, CEO da holding.
Além da Santafé Ideias e da Euro, a holding incorporou a produtora de audiovisual Movie App, a Listening, especializada em pesquisas e análise de dados, e um hub dedicado a live marketing e eventos chamado Sta.live. “A decisão de manter a marca in.Pacto à frente da holding foi estratégica, pois é a empresa mais exposta aos clientes, reconhecida e respeitada ao longo de três décadas de atuação”, explicou Vitor Fortes, CFO da empresa.
Nos últimos três anos, sob a liderança dos dois sócios, a in.Pacto demonstrou uma recuperação notável no mercado, consolidando sua posição entre as maiores agências de comunicação do país. Essa reestruturação teve início quando Alba Chacon, uma das sócias fundadoras da antiga Informe (atual in.Pacto), com Rebeca Scatrut, buscou no mercado um profissional capaz de enfrentar os desafios do setor. O jornalista Klécio Santos, com sua vasta experiência, foi o profissional escolhido, e posteriormente uniu forças com Vitor Fortes. Após três anos, o processo de M&A foi concluído pelos dois empresários, que acabam de assinar o novo contrato social da empresa, formalizando a compra de 100% dos direitos da agência.
A primeira mudança estratégica da agência foi conquistar contas significativas em comunicação digital, como as do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Saúde, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e da Embratur. A empresa também expandiu suas operações para novos mercados, como o do Rio de Janeiro, além do setor privado. A reestruturação da in.Pacto atraiu a atenção da Santafé Ideias e culminou em um abrangente acordo operacional, que abarcou gestão, reestruturação e suporte técnico, resultando na subsequente aquisição de 100% da Santafé pela in.Pacto. Rodrigo Saccone, CEO da Santafé Ideias, ressaltou a longa tradição da empresa no setor de eventos, revitalizada por meio da parceria com a in.Pacto, originando a Sta.live. “A Santafé detém uma valiosa expertise no mercado, a qual optamos por resgatar, reconhecendo a demanda tanto no mercado público quanto no privado.” A Santafé atende a contas de grande relevância, incluindo as do Ministério da Justiça, da prefeitura de Maricá (RJ) e da Academia Brasileira de Letras (ABL). As adições da produtora Movie App e da Listening refletem a estratégia de diversificação da holding, e a chegada mais recente da Euro, sob a liderança de Arthur Lencina, traz um braço valioso na área de publicidade.
“Queremos expandir, e isso só seria possível nos associando a uma grande agência de comunicação, com atuação nacional”, explicou Lencina, CEO e founder da Euro. A Euro atende clientes estabelecidos majoritariamente no Rio Grande do Sul, como a prefeitura de Guaíba, o Conselho Regional de Odontologia (CRO/RS) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). A nova marca da holding será apresentada nesta sexta-feira, 1º de dezembro, na Torre de TV em Brasília, com a presença de colaboradores, clientes e diretores das empresas, incluindo Cristiane Pinto (Movie App), Óz Eneas (Sta.live) e Flávia Lima (Listening). “Estamos agora sob um mesmo guarda-chuva, mais robustos. Os clientes de nosso portfólio terão à disposição um cardápio de serviços amplo, com o que há de mais moderno e tecnológico no mercado de comunicação”, resumiu Klécio Santos.