ABRACOM EDUCA – Trilha de Comunicação Digital MÓDULO II – PLANEJAMENTO
Planejamento de comunicação digital é o tema do próximo módulo do Abracom Educa
A trilha de conhecimento em comunicação digital da Abracom continua no mês de outubro. Agora é a vez de aprender sobre técnicas de planejamento estratégico em digital com Eduardo Natale, relações públicas com experiência em agências de diversos portes e pós-graduado em Marketing, Branding e Growth pela PUC-RS.
São 8 aulas de 90 minutos cada ao longo do mês, sempre às terças e quintas, com exceção do dia 11, segunda-feira, quando a aula será antecipada por conta do feriado de 12 de outubro.
O curso é gratuito, exclusivo para profissionais de agências associadas da Abracom, com limite de 3 pessoas por agência e total de vagas limitada a 60 pessoas. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail eventos@abracom.org.br.
Assim como no módulo de inteligência de dados, o curso terá a monitoria de Sheila Magri, da agência Macob, que apoia o professor e faz a ponte de conteúdos com a turma.
Confira abaixo o programa do curso e o perfil de Eduardo Natale.
ABRACOM EDUCA – Trilha de Comunicação Digital
MÓDULO II – PLANEJAMENTO
Objetivo geral: O módulo pretende abrir uma gama de perspectivas para trabalhar a comunicação de forma estratégica no ambiente digital, reconhecendo suas características e seu contexto, oferecendo novas possibilidades às empresas e aos profissionais preparados para atuarem nesta área. Preparar profissionais, com visão ampliada para trabalhar os meios digitais nas organizações e capacitar profissionais que estão vivenciando o ambiente da convergência midiática, que mistura os suportes e as linguagens na construção de informação noticiosa e na construção e gerenciamento das marcas.
Carga horária: 12 horas
PROGRAMA
Aula 1 – O mundo digital: tecnologia ou um novo mindset?
- Evolução do fluxo de informação ao longo do tempo
- Como a tecnologia permitiu a linearidade nas relações entre consumidores e marcas
- Drivers da transformação
- O comportamento do consumidor atual
- Como se relacionar
Aula 2 – Plano de Comunicação e Marketing: Pra quê e por quê?
- O que é um planejamento e seus objetivos
- Comunicação X Marketing X Vendas
- Company e Buyer Personas
- Definição e segmentação de públicos
- Mensagens institucionais
- Convergência de Mídia (paga, própria, espontânea, compartilhada)
Aulas 3, 4, 5 e 6 – Etapas do Planejamento (Descobrir, interpretar, idealizar, testar, validar)
- Olhar para fora (análise de mercado)
- Olhar para os lados (concorrência, benchmarking)
- Olhar para dentro (diretrizes, causa, propósito, oferta, PDV, buyer persona, brand advocate, canais de comunicação)
- Olhar para frente (objetivos e estratégias, editorias de conteúdo, canais pagos e orgânicos, inbound, campanhas, influenciadores)
- Olhar contínuo (relacionamento com audiência, sustentação, monitoramento, SAC 2.0, engajamento e interação)
- Olhar analítico (Métricas, relatórios, KPIs)
Aula 7 – Métodos para apoiar o planejamento
- Estrutura de planejamento
- Objetivo X Estratégia X Táticas
- 5W2H
- Funil de Vendas (Inbound) – Atração, conhecimento, consideração, decisão
Aula 8 – Tendências Digitais
- Omnichannel e Multicanalidade
- Email Marketing X Inbound Marketing
- Social Commerce
- Influenciadores
- Metaverso
- Economia Digital
Instrutor: Eduardo de Natale
Diretor de Insights e Estratégia Digital da Ágora. Com mais de 12 anos de experiência na área de Comunicação e Marketing Digital, Eduardo conta com passagem por agências de diversos portes, atuando na gestão de projetos, clientes e equipes, incluindo departamentos de atendimento, mídia, conteúdo e criação.
Formado em Relações Públicas pelas Faculdades Integradas Rio Branco, especializado em Marketing Digital e pós-graduado em Marketing, Branding e Growth pela PUC-RS, o executivo conta com amplo know-how no segmento, tendo atuado em empresas, como Ericsson e Oracle, além de contar com passagem por demais agências, como Ideal e FSB.
Focado no mercado digital, Eduardo também possui atuação prévia em PR, relacionamento com imprensa, comunicação interna, produção de conteúdo, gestão de eventos, planejamentos estratégicos, automação de marketing e redes sociais.