Com conceito criativo: “Mãe nunca está sozinha”, marca reforça que todas as mães podem aproveitar a data especial, por meio de ativações on e off, com peças para PDV, conteúdo para as redes sociais e ação de marketing de influência
Pela segunda vez, a RPMA, agência tri campeã do Troféu Jatobá como Agência do Ano, conquista alcançada no final de 2021, é a responsável por desenvolver a campanha de Dia das Mães da marca de vinhos chilena Santa Helena, desta vez com o mote “Mãe nunca está sozinha”.
Uma mãe nunca está sozinha, mesmo que seja mãe solo – como são 31% das mães brasileiras segundo dados do IBGE. Ela pode estar com seus filhos, com o marido, namorada, amigos, entre outros, mas nunca sozinha. Foi com esse pensamento, além da retomada em 2022, que a agência desenvolveu o mote criativo, para que todas as mães pudessem curtir a data com a sua melhor companhia e brindar com um bom vinho.
Assim, os chilenos apostam novamente na expertise da RPMA, baseado no resultado positivo e assertivo da campanha realizada no ano passado, para selecioná-la como agência responsável pelo desenvolvimento de todo o conceito criativo para a data, como Key Visual e ativações on e off, com peças para os pontos de vendas, conteúdo para as redes sociais da marca e ação com influenciadoras.
Para os PDVs, entre peças como bobina e cartucho, a de maior impacto na gôndola é novamente uma gargaleira destacável, que une duas garrafas, para que os filhos possam presentear suas mães e brindar com elas no almoço comemorativo da data. Desta vez, de forma presencial e não mais a distância, como ocorreu nos dois anos anteriores, por causa da pandemia.
Para o digital, a RPMA também cuidou de toda a identidade visual de materiais para uso nas redes sociais da marca, como molduras para repost nos Stories dos influenciadores, post Carrossel e stories para Facebook e Instagram, além de bumper para o canal do YouTube, ativando as hashtags da campanha: #MaeNuncaEstaSozinha e #MaesSantaHelena.
Já para o marketing de influência, foi desenvolvida uma ação com influenciadoras que receberam vinhos Santa Helena, para que produzissem conteúdos em cocriação com a marca, provando nas redes sociais que uma mãe nunca está sozinha. Todo o planejamento de mídia para os canais digitais e para o YouTube também foi desenvolvido pela agência, mas foi conduzido pelo Chile, com foco em geolocalização para o Brasil.
Para a head de Marketing da Interfood, detentora da marca Santa Helena no Brasil, Raíssa Zibell, o desafio deste ano era novamente apresentar o Vinho Santa Helena Reservado como opção de presente para as mães, ou mesmo para acompanhar o almoço do Dia das Mães e mostrar que elas realmente nunca estão sozinhas, principalmente este ano.
“Enfrentamos dois Dias das Mães sem a presença dos filhos, por causa da pandemia de covid-19. Este ano, a data precisava ser mil vezes mais especial, justamente porque os filhos poderão novamente reencontrar as mães e curtir esse momento com elas, sem medo”, comenta a head de Marketing da Interfood.
“E pensamos na RPMA, pois a agência fez um lindo trabalho em 2021. Em 2022, novamente conseguiram captar a essência da nossa vontade de tornar esse dia incrível, para mostrar que uma mãe nunca está sozinha, mesmo que seja mãe solo. Neste Dia das Mães, todas essas mulheres poderão estar junto de seus filhos, brindando com o Vinho Reservado Santa Helena!”, conclui Raíssa.
Ficha técnica da campanha
Diretora de atendimento: Soraia Ascari
Gerente de atendimento: Marcos Brolia
Diretor de estratégia e criação: Renato Abdo
Planejamento: Rodrigo Castro
Diretor de arte: Leon Lopes
Redator da campanha: Jonas Silva
Aprovação cliente: Raíssa Cristine Zibell