FSB e Máquina da Notícia vencem fase técnica de concorrência da EMBRATUR

As agências de comunicação FSB e Máquina da Notícia foram as vencedoras da fase técnica da concorrência da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) que está selecionando empresas brasileiras, de atuação mundial, para a gestão da imagem turística do Brasil no exterior. Com uma verba máxima de R$ 15 milhões pelo período de um ano, elas farão o trabalho de assessoria de imprensa e de relações públicas em 18 países – definidos pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil. Após avaliação das propostas técnicas de oito empresas participantes, a decisão foi publicada ontem, dia 24, no Diário Oficial da União. Será aberto prazo legal de cinco dias úteis para recursos e depois seqüência à abertura de envelope de preços – última fase e não classificatória.

As duas grandes novidades neste processo foram a participação da ABRACOM (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) como observador externo e a opção pela modalidade ‘melhor técnica’. A primeira garantiu transparência, enquanto a segunda assegurou a seleção dos melhores serviços – avaliados sob a ótica da realidade de mercado. “Encerramos a fase mais importante, uma vez que o eixo norteador desta concorrência é a técnica. O próximo passo é a abertura de envelope de preços, cujo menor será acatado, depois a contratação”, disse Kátia Bitencourt, gerente de Propaganda da EMBRATUR e presidente da comissão de licitação. Ela lembra ainda que se trata de um processo inédito no setor público, que não apresenta muitas experiências de contratação de empresas de comunicação.

A comissão, formada por três profissionais do órgão, avaliou os seguintes itens: plano de comunicação; capacidade de atendimento; e o relato de casos reais de solução de problemas de comunicação já enfrentados. Dentro do exigido pelo edital, as empresas também tiveram de apresentar soluções de gerenciamento de crise para casos como o de violência contra turistas estrangeiros e de o disputa comercial de longo prazo no mercado internacional. FSB e Máquina da Notícia obtiveram as melhores pontuações, ficando empatadas no primeiro lugar. Cada uma delas terá garantido 25% do valor da verba.

O secretário-executivo da ABRACOM,Carlos Henrique Carvalho, que acompanhou o processo destacou o ineditismo e a transparência da concorrência. “O escopo do edital, muito técnico e afinado com a realidade de mercado, permitiu avaliações bastante objetivas e concretas. É algo novo no setor público, que ainda se utiliza pouco da terceirização de empresas de comunicação no exterior. Pode servir de referência para outros órgãos”, disse Carvalho, citando a Lei de Licitações 8666/93, que regulamenta essa prática. “Hoje a área de comunicação organizacional oferece importantes ferramentas para a atuação externa, que podem e devem ser utilizadas pelo setor público”, completa.

Na avaliação do diretor de Marketing da EMBRATUR,Edson Campos, o trabalho de promoção do Brasil no mercado internacional receberá um impulso muito grande a partir de agora. Passa a contar com o apoio de uma estrutura qualificada de relacionamento com a mídia estrangeira, identificação de oportunidades, gerenciamento de crises, organização de eventos etc. “É um divisor de águas na história da comunicação da gestão da imagem turística do País no exterior”, avalia. Outro ponto que destaca é a transparência com que foi conduzida a concorrência: “Processos assim mostram que é possível vencer a desconfiança com a transparência que sempre pautou as ações do governo”, completa Campos.

As ações das agências serão orientadas pelo Plano Aquarela, estudo resultado de pesquisas com mais de seis mil pessoas em 18 países (Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela) – onde as empresas vão atuar – que dá as bases para a promoção internacional do Brasil no exterior nos próximos anos. FSB e Máquina da Notícia também apoiarão os EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo), unidades avançadas de promoção do País no exterior, que hoje já estão estabelecidos em nove mercados estratégicos (Estados Unidos, América do Sul, Portugal, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Espanha e Japão).

A EMBRATUR é a unidade do Ministério do Turismo responsável pela promoção, marketing e apoio à comercialização dos serviços, produtos e destinos turísticos brasileiros exclusivamente no exterior.

 

 

Classificação das agências participantes:

 

 

1º FSB Comunicação e Planejamento Estratégico Ltda. e Máquina da Notícia S/C (empatadas);

 

 

3º Andreoli / Manning, Selvage & Lee Ltda.;

 

 

4º Approach Press Divulgação Sociedade Simples Ltda.;

 

 

5º Publicom Assessoria de Comunicação Ltda.;

 

 

6º RRN Comunicação e Marketing S/S Ltda;

 

 

7º Eurofort Comunicação Ltda

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Embratur

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