A multiplicação das contas

Eduardo Ribeiro*


 


Chega a impressionar o que de tempos em tempos acontece com o mercado das agências de comunicação. São contas e mais contas entrando (claro, ninguém fala das contas que está perdendo, com raríssimas e honrosas exceções), num movimento que não deixa dúvidas sobre a importância que o segmento tem hoje no mercado da comunicação. Só em São Paulo, nessas últimas quatro semanas, por exemplo, foram perto de 30 as agências que comunicaram a conquista de novas contas, mostrando, neste caso, que em casa de ferreiro o espeto é de ferro (ou seja, as agências que ganham para fazer divulgação dos outros também aprenderam a falar de si mesmas – e bem, é claro).


 


De certo modo, as agências de comunicação se espelham, neste caso, nas primas ricas, ou seja, nas agências de propaganda que há anos, muitos anos, têm feito isso com destreza, valendo-se da mídia especializada para divulgar suas conquistas.


 


Claro que há uma certa overdose de divulgação, a ponto de muitas agências preferirem juntar um número considerável de contas conquistadas para fazer a divulgação em bloco. Dá mais consistência e nobreza à divulgação, sobretudo se são clientes menores, desconhecidos.


 


Nesta terça-feira (19/4), por exemplo, uma das conquistas foi anunciada pela Fundamento, agência dirigida por Marta Dourado. Foi uma bela conquista: a conta da ABB – Asea Brow Boveri – unidade Brasil, empresa com 120 anos de atuação e presente no Brasil desde 1912, que possui a maior base instalada de robôs industriais no mundo, com 120 mil unidades, e um conjunto de tecnologia com mais de 16 mil patentes. A conta será atendida pela equipe de profissionais da Unidade de Negócios de B2B & Serviços, que conta também entre seus clientes com a MasterCard e a Royal & SunAlliance Seguros.


 


A Casa da Notícia, de Nereu Leme, agência que já caminha para os 20 anos de vida, também tem bastante a festejar: passou a atender o site Webmotors (portal de informações do setor automotivo) e a agência de propaganda Fess, com atendimento respectivamente de Marcos Camargo Jr. e Ana Paula Joaquim.


 


Se uma é pouco, duas é bom, três contas, no caso de uma agência de comunicação, é bom demais. E esse é o número de contas novas conquistadas pela filial brasileira da norte-americana The Jeffrey Group Brasil, dirigida por Ediana Balleroni. Foram conquistadas as contas da Centigon, Irdeto e GMI. O atendimento para a Irdeto, provedora de segurança de dados para conteúdos digitais, engloba toda a América Latina e ficará a cargo de Robson Melendre e de Juliana Monteiro. A Centigon, líder mundial em blindagem de veículos, e a GMI, que desenvolve tecnologia para empresas de pesquisas, serão atendidas por Virgínia Gaia, recém-chegada da Scritta, e por Marcos Carvalho. Juliana e Marcos eram estagiários da própria TJG e foram promovidos a executivos de atendimento.


 


Temos aí um empate: do mesmo modo que a The Jeffrey Group, também a Bansen, de Bia Bansem, conquistou três novas contas: Bizz (revista de música da Abril), Grass Roots Bit Time (agência internacional de programas de incentivo e fidelização) e Narita Design (criadora de marcas e embalagens). Clean Barros atende a Bizz, a própria Bia cuidará da Grass Roots e Marília Schumann e Yara Bonafé ficam responsáveis pela Narita Design.


O recorde é da FirstCom, de Índio Brasileiro Guerra Neto, Luís Claudio Allan e Roberto Constante, que acaba de anunciar a chegada de nada menos do que seis novas contas ao seu portfólio de clientes: Citizen Relógios, Planeta Imóvel, General Optical, Scheiner, Mondial Assistance e Instituto Crescer para Cidadania. Com a implementação do conceito B2B – Brand-to-Business, a agência informa que já superou a marca de cem clientes, entre os quais incluem-se CVC Turismo, Speedo, Gustavo Borges, Palm, Market Plaza, Vivenda do Camarão e Instituto Barrichello Kanaan.


 


Num passeio pelas várias agências e conquistas registradas, vamos encontrar até a carioca RPM que fechou um bom trabalho em São Paul: cuidar da divulgação do Pro Rad, evento internacional de esportes radicais (patins in-line, moto freestyle, big air, bike vert etc.) realizado pela Rede Globo e produzido pela RM Sports, que ocupará o Ibirapuera, em São Paulo, no mês de maio. O Sportv transmitirá as competições às 6ªs.feiras, das 15h30min às 17h, e a Rede Globo, aos sábados, das 10h às 11 horas. O atendimento será feito pelo Núcleo de Esportes da RPM, à frente, Lívia Rodrigues e Flávia Flores, com apoio do escritório da RPM de São Paulo.


 


A Planin, de grande tradição no atendimento a contas de tecnologias, assumiu a assessoria da CPM, empresa dedicada à consultoria de TI, outsourcing de aplicativos e fornecimento de produtos e serviços de infra-estrutura.


 


Para esse atendimento, a agência destacou Heloisa Godoy, que atua dentro da própria CPM. Trata-se de uma conta que passou a integrar o núcleo de TI da agência, o qual é liderado por Lívia Queiroz, com coordenação de Fabíola Ditomaso e direção de Angélica Consiglio.


 


Tem mais, muito mais.


 


A Printer Press, agência que tem sede em São Caetano do Sul, fechou com a Schneider Electric, empresa mundial que atua no segmento de produtos e serviços para distribuição elétrica, controle e automação, presente em 130 países e com mais de 89 mil funcionários. A direção de atendimento é de Rosângela Ribeiro, com apoio da gerente Graziela Voltarelli e da assessora Tatiana Carvalho.


 


Já a Editor, de Edison Paes de Melo, fechou contrato para a realização de três novos jobs: a visita do Dalai Lama a São Paulo, entre 27 e 29/4; a turnê do Cirque du Soleil no Brasil, em agosto; e o evento de lançamento do Bonviva, novo medicamento da Roche para osteoporose. No atendimento Sylvio Novelli, Lúcio Nunes e Régis Motisuki.


 


A Multi Comunicação passou a atender a Gráfica Santa Marta, com sede em João Pessoa e filiais em São Paulo, Brasília, Belém, Fortaleza, Salvador e Recife. Quem está atendendo este cliente é a Teresa Maciel.


 


Temos a tradicional LVBA, dirigida por Gisele Lorenzetti e Flávio Valsani, também com novidades. A agência conquistou a conta da ASAF, associação que representa e defende os advogados da Fundação Estadual Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Preso (FUNAP). E a entregou para ser atendida por Clézia Gomes e Rodrigo Garutti.


 


Até Cemitério hoje não abre mão de buscar nas assessorias de imprensa a oportunidade de ampliar sua divulgação na imprensa. O Cemitério Parque dos Pinheiros, por exemplo, localizado na Zona Norte de São Paulo, acabou contratando a Amanajé, de Carlos Marcondes, para fazer esse trabalho, com atendimento de Daniel Banin e supervisão do próprio Marcondes.


 


Nome exótico de assessoria também não falta. Nem conta para ela.


 


Vejamos: o Grupo Kantharos & Oficina de Comunicação está com duas novas contas, o Lean Institute e a AVC Group. O primeiro é uma entidade de pesquisa, educação e treinamento dedicada à disseminação do conjunto de idéias chamado Lean Thinking, baseadas no Sistema Toyota de Produção. A segunda, com matriz em Taiwan, é uma fornecedora de coolers para processadores. Essas contas passaram a ser atendidas na agência pela Fran Oliveira e Ana Claudia Proença.


 


Cansou? Não? Que bom, pois a lista prossegue.


 


Temos ainda a Way Comunicações fechada com o Shopping Jardim Sul, no Morumbi (atendimento de Bete Faria Nicastro e Aline Nicastro); a Pórthia atendendo a Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo (Camila de Andrade, no atendimento); a GWA, de Waldomiro Carvas, cuidando da divulgação da 9ª Feira do Estudante – Expo CIEE, que acontece de 14 a 16/7, em SP (no atendimento, Regiane Tosatti, com coordenação de Clau Duarte); a CSK, de Cléa Stolear, com a Newlink Communications (Miami) divulgando o 12º Prêmio Bravo de Negócios, promovido pela revista Latin Trade; a Allameda cuidando da assessoria da DTS Latin America, provedora de software e consultoria em TI (com atendimento de  João Carlos de Brito); a Activa Comunicação com dois novos clientes: a Med-Rio Check-up, empresa especializada em check-ups médicos para executivos, e a Drograderma, laboratório de manipulação e produtos dermocosméticos industrializados (quem atende é Thaís Murbach); e a IMS (Interamerican Marketing Solutions) passando a atender a BitDefender, empresa européia voltada ao desenvolvimento de soluções de segurança para proteção do ambiente informático (no atendimento, Daniela Giuntini).


 


No Rio de Janeiro, temos a Factual anunciando que vai divulgar os eventos comemorativos dos 60 anos do Ponto Frio.


 


A agência também fechou, pelo 2º ano consecutivo, com o festival gastronômico Rio Bom de Mesa, em junho, reunindo restaurantes da Associação da Boa Lembrança (no atendimento das duas contas, Marcelo Nogueira). Temos ainda a Plano1, de Marcela Esteves, Carina Freitas e Rosana Vasconcellos, assumindo o atendimento ao restaurante Pistache, à grife de biquines Rygy e ao escritório de arquitetura Arch Office. A Tá no Briefing, de Celso Corga, com a Rica Alimentos, empresa que está há 34 anos no mercado e há cinco anos lidera no Rio a produção de carne de frango. E finalmente a Coletivo, de Lise Morosini, voltando a atender a Associação Brasileira Terra dos Homens, ONG que trata de adolescentes em situação de risco social e pessoal. A agência divulga também o lançamento do CD produzido pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida.


 


A lista é certamente maior, mas com essa “pequena” amostra dá para se ter uma idéia do quanto ainda movimentado e agitado esse mercado, que a cada dia fica mais competitivo.


 


*Eduardo Ribeiro, jornalista, é sócio da Mega Brasil Comunicação e conselheiro fiscal da Abracom


 


Fonte: Comunique-se


FONTE: Comunique-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *