Chega a impressionar o que de tempos em tempos acontece com o mercado das agências de comunicação. São contas e mais contas entrando (claro, ninguém fala das contas que está perdendo, com raríssimas e honrosas exceções), num movimento que não deixa dúvidas sobre a importância que o segmento tem hoje no mercado da comunicação. Só em São Paulo, nessas últimas quatro semanas, por exemplo, foram perto de 30 as agências que comunicaram a conquista de novas contas, mostrando, neste caso, que em casa de ferreiro o espeto é de ferro (ou seja, as agências que ganham para fazer divulgação dos outros também aprenderam a falar de si mesmas – e bem, é claro).
De certo modo, as agências de comunicação se espelham, neste caso, nas primas ricas, ou seja, nas agências de propaganda que há anos, muitos anos, têm feito isso com destreza, valendo-se da mídia especializada para divulgar suas conquistas.
Claro que há uma certa overdose de divulgação, a ponto de muitas agências preferirem juntar um número considerável de contas conquistadas para fazer a divulgação em bloco. Dá mais consistência e nobreza à divulgação, sobretudo se são clientes menores, desconhecidos.
Nesta terça-feira (19/4), por exemplo, uma das conquistas foi anunciada pela Fundamento, agência dirigida por
A Casa da Notícia, de Nereu Leme, agência que já caminha para os 20 anos de vida, também tem bastante a festejar: passou a atender o site Webmotors (portal de informações do setor automotivo) e a agência de propaganda Fess, com atendimento respectivamente de Marcos Camargo Jr. e Ana Paula Joaquim.
Se uma é pouco, duas é bom, três contas, no caso de uma agência de comunicação, é bom demais. E esse é o número de contas novas conquistadas pela filial brasileira da norte-americana
O recorde é da FirstCom, de Índio Brasileiro Guerra Neto, Luís
Num passeio pelas várias agências e conquistas registradas, vamos encontrar até a carioca RPM que fechou um bom trabalho em São Paul: cuidar da divulgação do Pro Rad, evento internacional de esportes radicais (patins in-line, moto freestyle, big air, bike vert etc.) realizado pela Rede Globo e produzido pela RM Sports, que ocupará o Ibirapuera, em São Paulo, no mês de maio. O Sportv transmitirá as competições às 6ªs.feiras, das 15h30min às 17h, e a Rede Globo, aos sábados, das 10h às 11 horas. O atendimento será feito pelo Núcleo de Esportes da RPM, à frente, Lívia Rodrigues e Flávia Flores, com apoio do escritório da RPM de São Paulo.
A Planin, de grande tradição no atendimento a contas de tecnologias, assumiu a assessoria da CPM, empresa dedicada à consultoria de
Para esse atendimento, a agência destacou Heloisa Godoy, que atua dentro da própria CPM.
A Printer Press, agência que tem sede em São Caetano do Sul, fechou com a Schneider Electric, empresa mundial que atua no segmento de produtos e serviços para distribuição elétrica, controle e automação, presente em 130 países e com mais de 89 mil funcionários. A direção de atendimento é de Rosângela Ribeiro, com apoio da gerente Graziela Voltarelli e da assessora
Já a Editor, de Edison Paes de Melo, fechou contrato para a realização de três novos jobs: a visita do Dalai Lama a São Paulo, entre 27 e 29/4; a turnê do Cirque du Soleil no Brasil, em agosto; e o evento de lançamento do Bonviva, novo medicamento da Roche para osteoporose. No atendimento Sylvio Novelli, Lúcio Nunes e Régis Motisuki.
A Multi Comunicação passou a atender a Gráfica Santa Marta, com sede em João Pessoa e filiais em São Paulo, Brasília, Belém, Fortaleza, Salvador e Recife. Quem está atendendo este cliente é a
Até Cemitério hoje não abre mão de buscar nas assessorias de imprensa a oportunidade de ampliar sua divulgação na imprensa. O Cemitério Parque dos Pinheiros, por exemplo, localizado na Zona Norte de São Paulo, acabou contratando a Amanajé, de Carlos Marcondes, para fazer esse trabalho, com atendimento de Daniel Banin e supervisão do próprio Marcondes.
Nome exótico de assessoria também não falta. Nem conta para ela.
Vejamos: o Grupo Kantharos & Oficina de Comunicação está com duas novas contas, o Lean Institute e a AVC Group. O primeiro é uma entidade de pesquisa, educação e treinamento dedicada à disseminação do conjunto de idéias chamado Lean
Cansou? Não? Que bom, pois a lista prossegue.
No Rio de Janeiro, temos a Factual anunciando que vai divulgar os eventos comemorativos dos 60 anos do Ponto Frio.
A agência também fechou, pelo 2º ano consecutivo, com o festival gastronômico Rio Bom de Mesa, em junho, reunindo restaurantes da Associação da Boa Lembrança (no atendimento das duas contas, Marcelo Nogueira).
A lista é certamente maior, mas com essa “pequena” amostra dá para se ter uma idéia do quanto ainda movimentado e agitado esse mercado, que a cada dia fica mais competitivo.
*
Fonte: Comunique-se
FONTE: Comunique-se