Assessoria de imprensa: estratégia ganha força em 2026

Em meio ao bombardeamento diário de informações a que estamos expostos, a MayaPR mostra como o relacionamento com a imprensa, e a credibilidade que ela confere, se tornou essencial para marcas que querem fortalecer a sua reputação

Em um mercado saturado de informações e disputas por atenção, ter visibilidade não basta. Em 2026, o verdadeiro valor de uma marca está na sua credibilidade, e é por isso que a assessoria de imprensa se torna cada vez mais indispensável em uma estratégia de marketing e branding. É essa ponte entre marca e público, construída sobre o crivo editorial e a confiança jornalística, que a MayaPR Agência de Comunicação oferece a empresas de diferentes setores, ajudando-as a transformar exposição em autoridade.

A MayaPR celebra cinco anos em 2025 e se posiciona como uma aceleradora de reputação e gestora de posicionamento, com foco em assessoria de imprensa e estratégia de comunicação. É nativa digital e formada integralmente por mulheres que oferecem atendimento sênior. Ao longo desses cinco anos, a agência realizou assessoria para quase 60 marcas, atendendo pessoas, projetos e empresas de diferentes portes e setores. 

O estudo “Marketing da Relevância” (BR Media/Publicis Brasil, 2025), que ouviu quase dois mil consumidores em todo o país, mostra que 89% afirmam que conteúdos digitais ajudam a compreender melhor produtos e serviços; 63% dizem estar mais atentos a marcas que diversificam seus canais; e 70% consideram mais fácil lembrar de marcas que aparecem em diferentes contextos e meios. Isso significa que a imprensa é complementar a canais como site e redes sociais.

Mas o que o site e as redes sociais não entregam sozinhos é a exposição com validação. A imprensa continua a ser um atalho para o que o mercado chama de Brand Awareness (consciência ou reconhecimento de marca), porque quando um veículo jornalístico coloca uma marca em contexto, esse reconhecimento vem acompanhado de credibilidade. A exposição qualificada via imprensa gera uma preferência no público e, dessa forma, acelera as conversões (vendas de produto ou contratação de serviço) da marca.

Dados da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) apontam que a demanda por assessoria de imprensa aumentou. O serviço foi o mais procurado pelos clientes de comunicação corporativa no país em 2024, citado por 85% dos entrevistados, o que representa um aumento frente aos 75% registrados em 2023. Na sequência aparecem gestão de redes sociais; produção e gestão de conteúdo; e gestão de crise.

A CEO da MayaPR, Paola Carvalho, analisa o momento atual: “Acredito que a comunicação corporativa, com foco na imprensa, evoluiu em quatro ondas. Na primeira, as empresas usavam o veículo de imprensa para alcançar o seu público. Na segunda, com a era digital, intermediários já não eram mais necessários, e a comunicação passou a ser direta. Na terceira, com a crise de confiança, se fez necessário que um terceiro validasse a reputação da marca. Assim, a imprensa voltou a ter um papel relevante em razão do seu filtro e credibilidade”, explica. “Hoje vivemos uma quarta onda, onde esse conteúdo da imprensa se tornou relevante para algoritmos, seja na busca do Google ou nas respostas de Inteligências Artificiais. Portanto, uma assessoria de imprensa, que preza a ética jornalística, se fortalece como uma das principais ferramentas aceleradoras de reputação”, conclui.

Paola destaca um conceito que vem ganhando espaço nas estratégias corporativas, o Reputation-led growth (RLG) ou “crescimento guiado pela reputação”. Ela explica que a reputação é o ativo que mantém uma marca quando preço e produto se igualam. Marcas com boa reputação e reconhecimento costumam ter menor Custo de Aquisição do Cliente (CAC), porque o cliente chega com menos resistência, e maior Lifetime Value (LTV), isto é, o valor financeiro que um cliente gera ao longo de todo o relacionamento com a empresa. Isso ocorre porque clientes que confiam, tendem a permanecer mais, comprar com mais frequência e indicar a marca.

A CEO da MayaPR também destaca a coexistência do SEO (Search Engine Optimization), que é o trabalho pra fazer um site aparecer bem posicionado nos resultados do Google e outros buscadores, para o DEO (Dialogue Engine Optimization), nome que tem se usado pra adaptação desse raciocínio ao GPT e outros motores conversacionais, referente à otimização do conteúdo para ser citado como fonte ou resposta dentro de ferramentas de IA generativa.

“Na MayaPR, entendemos comms [communications] como muito mais do que comunicação institucional. Atuamos com uma visão integrada que conecta estratégia e conteúdo para construir narrativas relevantes, consistentes, constantes e com impacto real. Somos uma agência guiada por reputação, com atuação sênior, digital e próxima dos desafios de marcas que buscam crescer sendo levadas muito a sério”, afirma a diretora criativa.

Clientes da agência comprovam essa atuação:

“A DUX trabalha com a MayaPR há anos e a experiência não podia ser melhor. Além de mega competente, profissional e proativa, a equipe da Maya se esforça constantemente para entender profundamente nosso negócio e mercado — sugerindo e antecipando ações para nos ajudar a atingir nossos objetivos!”Luiz Gonçalves Neto, CEO da DUX. Confira uma matéria sobre a DUX no jornal Valor Econômico.

“O atendimento da equipe é sempre muito ágil, preciso e zeloso. Além disso, o conhecimento técnico do time adiciona muito valor à nossa estratégia de posicionamento e crescimento. Sem sombra de dúvidas, a MayaPR tem um impacto gigante no que temos feito aqui na VOLL, garantindo sempre que nossa imagem pública esteja 100% alinhada à nossa intenção e plano estratégico do negócio.”Luiz Moura, CMO da VOLL. Confira uma matéria sobre a VOLL na Revista Exame.

“A MayaPR nos abriu diversas portas de mercado nos últimos anos” Léo Mack, COO da uCondo. Confira uma matéria com base em dados da uCondo no jornal Estadão.

“A MayaPR é uma peça fundamental para o sucesso da Pomme. Toda a equipe é extremamente engajada. Para exemplificar como a Maya é imprescindível para nós, foi graças a uma matéria veiculada na revista Exame sobre o Fábrica de Graffiti [principal projeto da POMME] que conseguimos fechar um projeto com um novo cliente de peso.”Paula Lage, CEO da POMME. Confira uma matéria sobre Paula na Revista PEGN- Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

É importante mencionar que, para qualquer marca, a assessoria de imprensa constrói reconhecimento qualificado aos olhos do consumidor, mas naturalmente depende de uma estratégia integrada, como qualquer área da comunicação, para cumprir com seu papel. Os resultados de imprensa precisam dialogar com as redes sociais e demais canais da marca para maximizar a lembrança e a relevância conferida pelo veículo jornalístico.

Sobre a MayaPR – A MayaPR é uma agência focada em estratégia de comunicação, assessoria de imprensa e produtos editoriais. Com atuação nacional, o nosso trabalho é enxergar transformações, investigar contextos, escutar pessoas, traduzir conhecimentos, deixar emergir o novo, divulgar futuros. Nos especializamos no atendimento de startups, empresas e projetos da nova economia no Brasil e, sensível às dimensões da diversidade, contamos com uma frente de trabalho que apoia empresas, projetos e marcas na amplificação de suas causas. 

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