A agência lançou neste ano uma Rede colaborativa, ampliou sua operação em São Paulo e investiu R$ 10 mi em inteligência artificial
A Oficina Consultoria foi eleita, pela terceira vez, a melhor empresa de comunicação corporativa do país no prêmio Top Mega Brasil, organizado pela Mega Brasil Comunicação, que reconhece agências e executivos do setor. A agência atua com comunicação e gestão de reputação e influência e foi seguida pela In Press Porter Novelli , em segundo lugar, e pela FSB Comunicação , na terceira colocação.
O resultado ocorre em um momento de mudança estratégica, marcado pelo fim de uma sociedade de 14 anos com a In Press. A empresa adquiriu todas as cotas do antigo sócio e lançou uma rede colaborativa independente, que reúne 40 companhias em todo o país. O objetivo é fortalecer a atuação regional e hiperlocal em comunicação corporativa, por meio de governança horizontal, uso intensivo de dados e tecnologia, além do foco na inteligência coletiva. A Rede já atua em agendas integradas para o Festival Curicaca, em outubro, voltado para a Nova Indústria Brasil e a transformação digital, bem como em ações direcionadas à COP30.
“Apostamos em um modelo disruptivo para o mercado, que substitui a lógica tradicional por colaboração, flexibilidade e geração de valor mútuo. O prêmio Top Mega Brasil consolida nosso protagonismo e comprova que a estratégia é reconhecida pelos clientes e pelo setor”, afirma Patrícia Marins, sócia-fundadora da Oficina.
Entre os parceiros da Rede estão organizações como Inteligov, Hexa Brasil, XRBR, Forebrain, Ideia Pesquisa, VTracker, Uau Hub e a Fundação Dom Cabral. A expectativa é gerar 20% de crescimento em oportunidades de negócios para os integrantes, em um setor que movimenta mais de R$ 2 bilhões anuais, segundo o Anuário da Comunicação Corporativa.
Expansão e tecnologia
Além da Rede, a Oficina anunciou investimento de R$ 10 milhões em inteligência artificial e na expansão da operação em São Paulo. A sócia-fundadora Patrícia Marins terá como parceiras na gestão Liliane Pinheiro, CEO, e Natália Lima, diretora-executiva. Atualmente, a consultoria atende mais de 60 clientes, entre eles Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Emprego, Banco do Brasil, BNDES, Banco Central, Anglo American, Kinross, Vale e CBMM.
A aposta em um ecossistema colaborativo ocorre em cenário desafiador. Em 2023, os investimentos em comunicação corporativa caíram 14,8%, de acordo com pesquisa da Aberje em parceria com o Valor Econômico. Enquanto fusões e aquisições têm sido a principal estratégia de consolidação no setor, a Oficina adota caminho distinto, centrado em governança compartilhada e capital relacional coletivo.
“A comunicação tem papel central na transformação dos negócios e das instituições. A construção de reputação depende da mobilização de redes, da conexão entre saberes e da capacidade de gerar impacto real. Ver nossa estratégia reconhecida numa premiação nacional comprova que o mercado valoriza iniciativas que desafiam a economia tradicional”, conclui Liliane Pinheiro, CEO da Oficina.