- A XCOM é uma das agências líderes no mercado brasileiro de comunicação corporativa, com 40 profissionais multidisciplinares que oferecem aos seus clientes serviços completos de relações públicas, marketing de influência e marketing digital.
- Com esta operação, a ATREVIA ultrapassa os 50 milhões de euros de faturamento e conta com 640 funcionários. Está presente em 12 países da América Latina e 3 na Europa.
- A multinacional continua interessada em empresas que complementem sua expertise e/ou fortaleçam sua presença em regiões específicas, com o objetivo de se consolidar como a principal consultoria em Comunicação e Public Affairs em todos os países de língua espanhola e portuguesa.
ATREVIA, a consultora ibero-americana de origem espanhola, com impacto global na Public Affairs, Comunicação, Digital e Criatividade, com presença em 15 países – Espanha, Portugal, Bruxelas, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana e Uruguai – e uma equipe de 650 profissionais multidisciplinares, adquiriu a XCOM, uma das agências líderes no mercado brasileiro.
Com dez anos de existência, 40 profissionais multidisciplinares, escritório em São Paulo e presença em alianças globais de comunicação, a XCOM oferece uma gama completa de soluções em relações públicas, marketing de influência e marketing digital. Seus principais executivos são Viviana Toletti, CEO; Daniel Bruin, Diretor Executivo; Deborah Slobodticov, Diretora de Operações, e Fagner Neri, Diretor Financeiro. Todos eles continuarão associados à empresa.
“Estamos felizes em nos unir à ATREVIA porque isso nos permite fazer parte de uma empresa com forte presença na América Latina, para a qual podemos contribuir com nosso conhecimento do mercado brasileiro, especialmente em projetos multilaterais, afirma Viviana Toletti, CEO da empresa. A XCOM adota conceitos modernos de sustentabilidade e share of voice e aplica diversas ferramentas de comunicação para atingir os objetivos mais complexos de seus clientes, além de criar modelos de atuação corporativa sólidos e seguros, baseados no relacionamento e na interação com toda a cadeia de stakeholders. Sua finalidade é a ética, a humanização e a cidadania.
Seus principais clientes incluem UOL, PagBank, UOLEdtech, IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), St. Marché, Construtora Patriani e Complexo Tatuapé.
ATREVIA continua com seu ambicioso Plano de Crescimento Inorgânico
Em 2017, iniciamos nossa expansão internacional no Brasil, ainda como Inforpress, abrindo um escritório no Rio de Janeiro. Agora, como ATREVIA, fortalecemos ainda mais nossa presença no país com a aquisição da XCOM. Contamos com 650 profissionais em 15 países. Todos com um objetivo comum: tornar a comunicação, as relações públicas, a reputação e as marcas essenciais para o crescimento de nossas economias e a transformação da sociedade. Nós nos consolidamos como a agência parceira para Comunicação e Public Affairs em países de fala espanhola e português”, explica Núria Vilanova, fundadora e presidente executiva da ATREVIA.
No ano passado, a consultoria — que tem como CEO Global Asunción Soriano, como Vice-Presidente LATAM Norte Alex Bonet e como Vice-Presidente LATAM Sul Miguel Angel López — lançou o Plano Estratégico 2024-2028, que define seus rumos e inclui um ambicioso plano de crescimento inorgânico. “Em muito pouco tempo, somamos 7 empresas e não descartamos aquisições futuras. Para isso, anunciamos na época que iríamos aumentar em 10 milhões de euros os 10 milhões inicialmente previstos para novas aquisições até 2028”, lembra a presidente da ATREVIA.
Três dessas compras foram na América Latina. Em 2022, a ATREVIA adquiriu o negócio digital da Apple Tree na Colômbia, com o objetivo de dar continuidade ao compromisso de oferecer soluções cada vez mais integradas aos clientes na área de consultoria estratégico. Em 2024, foi incorporada a Nueva Comunicación Uruguay, especializada em comunicação corporativa e public affairs; e agora a XCOM Brasil. As restantes empresas adquiridas são espanholas – Microbio, creatibialab , Ulises Comunicación e a unidade produtiva da LUIKE, concretamente seus títulos “Autofácil” e “FórmulaMoto”, aos quais acrescentou também “Car Global” (os três integrados na área automóvel e de mobilidade da ATREVIA, Grupo Mobilitas).
O Plano Estratégico da ATREVIA também fortaleceu a influência da LATAM com a criação de um Hub de Corporate Affairs, liderado por Alex Bonet e um Centro de Criatividade Estratégica, liderado por Miguel Ángel López. Conta também com duas novas unidades especializadas: Transformação Digital e Inteligência Artificial (IA), no Chile, e a prática regional de Cultura, Gestão de Pessoas e Comunicação Interna, localizada na ATREVIA México. A destacar ainda a forte ligação à sociedade civil e ao mundo empresarial da região, integrando e participando ativamente em sindicatos, organizações, think tanks e associações em quase todos os países da região.
A relação da ATREVIA com a LATAM é dupla, já que Núria Vilanova lidera o Conselho Empresarial Alianza pela Iberoamérica (CEAPI), entidade privada e apolítica composta por quase 300 presidentes das maiores empresas ibero-americanas. Essas entidades estão comprometidas em fortalecer sua rede de relacionamentos, alianças e a comunidade empresarial. Sua missão é valorizar o papel dos empreendedores e seu impacto na sociedade, promovendo o comprometimento social e a sustentabilidade. Entre suas atividades, destaca-se a organização de um dos maiores encontros empresariais da região, reunindo presidentes de empresas e famílias empresárias, bem como os principais tomadores de decisões da economia ibero-americana. O VIII Congresso Empresarial Ibero-Americano acontecerá em Sevilha (Espanha) de 2 a 4 de junho.
Em 2024, a ATREVIA teve um volume de negócios de 50 milhões de euros, mais 8,7% do que em 2023. Fechou o ano com um EBIT de 4,3 milhões de euros. Deve-se notar também que o seu ativismo a levou a tornar-se a primeira consultoria BCORP estabelecida em 15 países, característica que compartilha com a XCOM Brasil, parte da B Corporation desde 2024. Além disso, a ATREVIA também é membro do Pacto Global das Nações Unidas há anos.
Sobre a ATREVIA
Somos uma empresa global de comunicação e assuntos corporativos, com presença em 15 territórios (Espanha, Portugal, Bruxelas, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai) e empresas parceiras em outros 30 países. Contamos com 640 profissionais, de 30 nacionalidades e com perfis multidisciplinares.
Desenvolvemos uma metodologia que permite que as empresas resolvam problemas complexos, envolvendo múltiplas partes interessadas por meio de escuta, estratégia, criatividade e uma variedade de práticas de agência e consultoria.
Acreditamos no comprometimento, e por meio do que fazemos e da maneira como fazemos podemos ser ativistas da mudança e impulsionadores de um futuro sustentável. Porque há uma maneira de se comunicar, criar planos de sustentabilidade, definir o propósito e a cultura da empresa e relacionamentos com acionistas e stakeholders que fazem a diferença. Porque a mudança agora está nas mãos das empresas.
E podemos ajudar as empresas a integrar mudanças em todas as decisões. Criando movimentos, redes de diálogo, estudos e assessorando todos os dias com foco nas pessoas.
OUSE, porque hoje a Comunicação enfrenta novos desafios.
atrevia.com
Para mais informações:
Carlos Álvaro | calvaro@atrevia.com | T. +34 91 564 07 25
Lydia Tineo │ ltineo@atrevia.com │ T. +34 91 564 07 25
Sobre a XCOM
Uma das agências mais modernas e inovadoras do mercado brasileiro, a XCOM oferece uma gama completa de soluções de relações públicas, marketing de influência e marketing digital. Com 10 anos de vida, possui escritório em São Paulo e uma equipe multidisciplinar. A XCOM adota conceitos modernos de construção de awareness e share of voice e aplica diversas ferramentas de comunicação para atingir os mais complexos objetivos de seus clientes. Nossos propósitos: ética, olhar humano e cidadania.
xcom.net.br
Para mais informações:
Gabrielle Alvares | gabrielle.alvares@xcom.net.br | T+55 11 99357-9598