POD Ser Pauta, podcast comandado e idealizado pela jornalista e assessora de imprensa Cris Moraes

Pod ser Pauta? promoveu seu primeiro evento de assessoria de imprensa e relações públicas em São Paulo

Iniciativa teve painéis e gravações ao vivo de episódios durante o dia dedicado à reflexões sobre atividades de reputação, branding e relacionamento com imprensa e influenciadores

Idealizado por Cris Moraes, que está à frente da agência Cris Moraes Comunicação Inteligente e conta com mais de 25 anos de carreira, o Pod ser Pauta? acaba de completar dois anos e apresentar o seu primeiro evento presencial dedicado à área de PR (relações públicas, em inglês), que aconteceu no dia 6 de novembro, em São Paulo. O evento reuniu diferentes especialistas e grandes nomes da comunicação, como a jornalista e podcaster Bárbara dos Anjos, a editora da Forbes Life, Sofia Patsch, a jornalista e ex-apresentadora do PEGN, Juliana Munaro, o publisher Amon Borges do Portal Lineup, a fundadora da AMMA Agenciamento e Marketing, Alessandra Menga, entre outros palestrantes.

Para o encontro, a organização preparou uma programação completa com quatro painéis que abordaram temas como saúde, relacionamento com marcas e influenciadores, novos modelos de negócios com foco em ESG e as mudanças no mercado com o novo PR. O evento contou com o patrocínio de marcas que, assim como o podcast e sua idealizadora, acreditam no futuro da comunicação, como DCLIN, ekuia foodlab, Fabiana Gaborim Seguros, FNGV Advogados e a plataforma de tecnologia e mailing, Press Manager.

As questões debatidas trouxeram temas quentes e importantes como as funções do profissional de RP, a construção de pontes e a importância de ser um facilitador entre marcas e imprensa e influenciadores, entre outros temas. “É importante pensar sobre a falta de profundidade dos conteúdos que acessamos hoje em dia. As pessoas têm interesse em consumir algo mais elaborado e com fontes, é nosso papel fazer essa ponte, sem pensar somente em visualização.”, conta Bárbara dos Anjos.

Já para Amon Borges, publisher e jornalista, o profissional de PR é uma porta de entrada: “por meio desse profissional temos mais informações sobre marcas e suas campanhas. Antes, era uma coisa muito engessada, mas a gente vai aprendendo como furar bolhas e construir relacionamentos”.

Sofia Patsch, editora da Revista Forbes,  destacou o papel do jornalismo na divulgação de pautas com pegada ESG e contou que hoje em dia essa preocupação é uma realidade: “uma tendência que vejo são as construções em colaboração, desde ideias a projetos mais concretos e podemos seguir essa mesma linha na hora da publicação, pensando em difundir o acesso ao público”.

Leandro Sobral, diretor do Press Manager, ferramenta que dispara conteúdos para os veículos de imprensa, sintetizou o cenário atual: em tempos de redações cada vez mais enxutas, o valor de um bom assessor de imprensa só cresce”. Alessandra Menga, da AMMA Agenciamento, acrescentou que “da parte do cliente, é preciso alinhar expectativas em relação às publicações e entender que o profissional de PR é um aliado, que vai proteger em situação de crise e tentar reverter algo que possa comprometer a imagem ou reputação de alguém”.

O podcast, que está na 7ª temporada e ganhou nova identidade visual recentemente, tem episódios semanais e é gravado no estúdio dentro da agência Cris Moraes e já se tornou a principal referência no tema de assessoria de imprensa. A host, que é professora e se considera uma assessora de imprensa raiz, recebe convidados que dividem suas histórias e contam sobre os desafios da carreira. “Juntos, conversamos sobre o que pode chamar atenção na imprensa e virar uma boa notícia de acordo com a abordagem. É interessante que diversos setores tenham esse apoio da comunicação para divulgar seus trabalhos e também para ampliar o debate sobre o relacionamento de assessores e jornalistas”, explica Cris Moraes, que também gosta de trazer alguns recados – bem diretos – para os profissionais na área estarem mais atentos e também levanta a bandeira de boas práticas para o mercado.

“Esse encontro reforça a necessidade da conversa entre pares e profissionais que, de alguma forma, se relacionam também com a área. Tivemos alguns exemplos de boas práticas e pistas de como construir e manter o novo PR, sempre atualizados e focando em relacionamentos saudáveis entre imprensa e cliente”, finaliza Cris Moraes, que acredita que o trabalho do PR é valorizado por clientes e marcas quando feito com estratégia, imersão no cliente, qualidade e muita criatividade. “Somos uma ferramenta muito valiosa para as marcas, mas se soubermos usar com muita inteligência e usarmos os recursos de IA e outras ferramentas, com muita cautela e fizermos a curadoria assertiva”, enfatiza.

O Pod ser Pauta? está disponível para ouvir ou assistir em todas as principais plataformas de áudio, incluindo Deezer, Google Podcast e Apple Podcast, e disponível em vídeo no Spotify e Youtube. Os ouvintes podem se inscrever para receber atualizações sobre os novos episódios. O primeiro episódio gravado no encontro com o tema de Longevidade e Estilo de Vida vai ao ar na próxima quarta-feira (13 de novembro).

Sobre Cris Moraes 

Jornalista, especialista em Comunicação Corporativa e professora de comunicação. Com passagens pelos principais veículos de comunicação do país, como RBS TV, Revista Amanhã, TV Unisinos e jornal Brasil Econômico – e também como colunista da Você S/A e da Revista Avianca –, conheceu na prática o dia a dia de grandes redações. Essa experiência contou muitos pontos quando decidiu empreender e abrir a Cris Moraes Comunicação Inteligente, há mais de 10 anos. À frente de projetos especiais de conteúdo, planejamento de comunicação, assessoria de imprensa, endomarketing, marketing digital, gerenciamento de crises e media training, Cris acumula mais de 25 anos de atuação em Comunicação, Branding e Reputação, além de mais de 200 cases de sucesso, com marcas e empresas de diferentes setores.

Hoje, a Cris Moraes Comunicação Inteligente atua com relacionamento com a imprensa, conteúdo, branding, eventos e projetos de comunicação com foco em negócios, saúde, tecnologia e serviços. Decidida a compartilhar seus conhecimentos e oferecer uma oportunidade para você que quer conhecer um pouco mais sobre o dia a dia de um assessor de imprensa, Cris criou o curso Assessoria e Comunicação na prática e posteriormente o podcast.

Conheça o curso: https://bit.ly/3lfUQno

Sobre a agência

A Cris Moraes Comunicação Inteligente foi fundada em 2011, com o objetivo de desenvolver projetos sob medida para empresas, marcas e pessoas. Com foco em PR, a agência trabalha sempre com objetivo na reputação e na construção de relacionamentos com a imprensa. A agência traz no portfólio clientes de negócios, saúde, tecnologia, lifestyle e serviços. www.crismoraes.com.br

Assessoria de Imprensa

Cris Moraes Comunicação Inteligente

(11) 3641-1266

Marina Lapietra

marina@crismoraes.com.br

(11) 99669-2328

Felipe Sá 

(11) 99348-4468

felipe@crismoraes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *