ESG, IA, SEO, GEO, AIO LLMO: confira como estas siglas estão entre as principais tendências em marketing digital para 2025

Por Luciana Santos Tardioli, da Território Criativo

 

Estamos entrando no último trimestre do ano, época em que a agenda fica (ainda mais) acelerada e planejamos o ano seguinte. Se você está reservando o budget de marketing para 2025, não pode deixar de dar especial atenção a essas siglas que certamente vão ganhar cada vez mais espaço na agenda das empresas e das lideranças – ESG, IA, SEO, GEO, AIO LLMO. Confira a seguir o que significam e o que fazer com elas.  

 

ESG. Mais do que uma “tendência” ou uma onda passageira, o ESG – sigla para Environmental, Social and Governance – deve ser encarado como um modo de gestão das empresas (e também de nossas atitudes, não é mesmo?). Cada vez mais companhias de todos os portes (inclusive as PMEs) e segmentos de mercado estão compreendendo e assumindo seus impactos sociais e ambientais e atentas à governança, ou seja, à transparência, integridade e sustentabilidade dos negócios.  

 

Nesta linha, segundo a WGSN, líder global em tendências de consumo e design de produtos,a natureza como CEO é uma tendência não só para 2025, como para os próximos anos. No Brasil, levantamento da PWC indicou que 70% dos brasileiros aceitariam pagar mais caro por produtos fabricados de forma mais sustentável. Como integrar isso ao marketing digital? A ideia é trabalhar com marketing de conteúdo, com produtos como whitepapers e e-books endereçados a um público ávido por conhecimento (e aqui vale não só para ESG).   

 

As newsletters empresariais do LinkedIn também podem ser um bom canal para disseminar mensagens e iniciativas de sustentabilidade das empresas, mas é importante estar sempre atento ao greenwashing: nada de supervalorizar práticas e querer transmitir algo que não é verdadeiro.  

 

Atenção também aos relatórios de sustentabilidade que devem ser disponibilizados nos sites das companhias, mas também podem servir como insumo para vídeos curtos nas redes sociais e ampliar o diálogo com o público em geral.  Aliás, vale lembrar que a partir de 2026 companhias abertas (com ações negociadas na Bolsa de Valores) deverão produzir relatórios especiais com informações financeiras relacionadas à sustentabilidade. O objetivo é espantar o greenwashing e tangibilizar a sustentabilidade corporativa.   

 

  1. Se falamos em conteúdos longos e de qualidade, também devemos falar sobre a Inteligência artificial neste contexto.  A pesquisa “O Estado do Marketing” realizada pelo HubSpot em agosto e divulgada agora, em setembro, com as previsões do setor para 2025 apontou que 85% dos profissionais de marketing relatam que a IA melhorou a qualidade do conteúdo, 84% disseram que as ferramentas de IA deixaram a criação de conteúdo mais eficiente e 96% planejam utilizar Inteligência Artificial e Automação em suas iniciativas de marketing em 2025. 

 

O estudo apontou ainda que 11% disseram querer testar a reutilização de conteúdo em vários canais e a otimização de seus sites para IA generativa na busca.O que significa isso?  

 

Assim como o SEO –  “Search Engine Optimization” (Otimização para Motores de Busca) é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para melhorar o posicionamento de um site ou conteúdo nos resultados de busca de motores como o Google, atraindo, assim, mais visitantes e, consequentemente, aumentando a visibilidade de uma marca e contribuindo para potencializar as oportunidades de vendas de produtos e serviços, a tendência é fazer o mesmo com IA. Então, além de SEO, você precisará entender de GEO (Generative Engine Optimization), AIO (Artificial Intelligence Optimization) e LLMO (LLM Optimization ou Large Language Optimization) que basicamente querem dizer o mesmo: influenciar os resultados de pesquisa de mecanismos de busca baseados em Inteligência Artificial Generativa. Isso tudo ainda é muito embrionário, mas alguém tem alguma dúvida que vai decolar em breve?  

 

Em resumo: responsabilidade social corporativa, ESG de verdade, muito conteúdo bom e de qualidade e Inteligência Artificial Generativa contribuindo para a criação de conteúdo estão entre as principais tendências de marketing digital para 2025. Claro que tem muito mais, afinal, o ecossistema digital é extremamente amplo e complexo. Mas vale ficar de olho nas siglas acima e incorporá-las desde já às estratégias de comunicação das empresas.   

 

 

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