A chapa Mercado Forte foi eleita no dia 25 de agosto de 2020 para comandar a Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom para o biênio 2020-2022. O empresário Daniel Bruin, da agência XCOM, vai comandar o grupo na sucessão a Claudia Rondon, da RPMA, que esteve à frente da entidade representativa do mercado de comunicação corporativa nos últimos 4 anos. Com uma plataforma que propõe o fortalecimento do mercado, intensificação do relacionamento institucional, trabalho por relações comerciais mais justas e transparentes, aposta na diversidade e na inclusão e no aumento da prestação de serviços aos associados, a nova diretoria terá também Zé Schiavoni, da Weber Shandwick como vice-presidente, Carina Almeida, da Textual, como secretária-geral, Renato Salles, da FSB, na diretoria de assuntos legais e Ana Julião, da Edelman, como diretora de finanças. Completam a direção estatutária os conselheiros fiscais Vitor Fortes, da In Pacto, Beth Garcia, da Approach Comunicação, Claudia Zanuso, da Duecom, e Gustavo Diamantino, da Press-à-Porter, como suplente.
A assembleia da Abracom aprovou mudança de estatuto, com novo endereço e uma nova estrutura de gestão. Agora, a diretoria estatutária é composta por 5 cargos do conselho gestor e os 4 cargos do conselho fiscal. A diretoria eleita passa a nomear diretores temáticos segundo seu projeto de trabalho. Para a gestão da chapa Mercado Forte, os cargos temáticos já estão definidos. A área de relações institucionais com o setor privado será comandada por Patrícia Ávila, do Jeffrey Group. No setor público, assume Patrícia Marins, do Grupo In Press. A diretoria de relações internacionais será dirigida por Pedro Cadina, da Via News. A diretoria temática de capacitação e gestão será exercida por Lúcia Faria, da LF Comunicação, que já cuidava dessa área na gestão anterior. A área de expansão e mobilização, responsável pelo relacionamento com associados e com o mercado de agências estará sob o comando de Madelon Piana, da Madelon Piana Consultoria, de Belo Horizonte. Marcio Cavalieri, da RPMA, será diretor de dados e parâmetros de mercado e Gisele Lorenzetti, da LVBA, continuará à frente do Conselho de Ética.
A atual gestão vai se encerrar em 2022, ano em que a Abracom completará 20 anos de fundação, representando um mercado que movimenta mais de R$ 2,5 bi ao ano, empregando cerca de 17 mil profissionais. A posse da nova diretoria já foi realizada no encerramento da assembleia. As diretorias estaduais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul serão eleitas nos próximos dois meses em plenárias dos associados locais.
Sobre Daniel Bruin
Daniel Bruin é jornalista com mais de 20 anos de experiência. Trabalhou em veículos de comunicação de expressão nacional como IstoÉ, Jovem Pan, Guia Quatro Rodas e Gazeta Mercantil. Entrou na comunicação corporativa em 2001. Ocupou cargos de liderança de comunicação em empresas como Talent, Nestlé, Santander e Semp Toshiba. Foi sócio da consultoria de marketing SPGA – Sales, Periscinoto, Guerreiro e Associados e desde 2015 é sócio da XCOM. Pós-graduado em jornalismo pela Universidad de Navarra (Espanha), foi professor de jornalismo por onze anos na Faculdade Cásper Líbero. É membro do conselho global da PRWA – Public Relations World Alliance. Na Associação Brasileira de Agências de Comunicação (Abracom) ocupou a diretoria de gestão e capacitação (2016-2017) e a diretoria de finanças (2018-2020).