Nesta edição, serão reconhecidas as melhores coberturas jornalísticas em saúde da América Latina em três categorias: “Jornalismo Digital”, “Jornalismo de Rádio” e “Cobertura Diária”
As inscrições da oitava edição do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, idealizado pela Roche América Latina em parceria com a Secretaria Técnica da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), foram prorrogadas e ficarão abertas até o dia 31 de maio de 2020. A premiação decidiu acrescentar uma menção honrosa por trabalhos que demonstram excelente cobertura jornalística da Covid-19.
Devido à pandemia do coronavírus, a Roche e a Fundação Gabo estão cientes dos esforços para realizar uma cobertura rigorosa e de qualidade em um contexto tão desafiador. Os trabalhos considerados para a menção devem ter sido publicados pela primeira vez entre 1º de janeiro e 20 de maio de 2020, com o tema: a doença e sua relação com a sustentabilidade dos sistemas de saúde na América Latina, com base nos desafios de saúde pública que a região enfrenta e que colocam em risco as atuais capacidades de saúde do futuro. Além disso, precisam estar enquadrados nas categorias do prêmio. Neste link, é possível encontrar a declaração emitida, com a menção e os requisitos para participar.
O prêmio reconhece a excelência e estimula a cobertura jornalística de qualidade relacionada à saúde na América Latina. Neste ano, as categorias são Jornalismo de Rádio, para trabalhos publicados em linguagem de som produzido e transmitido em programas de rádio, por radiofrequência de emissoras, cadeias legalmente constituídas ou em plataformas digitais tais como sites de internet, aplicativos ou redes sociais de qualquer país da AL; Jornalismo Digital, para reportagens transmitidas em meios ou entornos digitais; e Cobertura Diária, em que será premiada a melhor série de publicações na cobertura de um mesmo tema da atualidade, feita com periodicidade em um meio de comunicação de qualquer formato e plataforma. Os temas são:
- Acesso à saúde
- Doenças não transmissíveis
- Doenças raras ou órfãs
- Inovação nos cuidados da saúde
- Inovação nos sistemas de saúde
- Regulação, reformas e políticas públicas
Os jornalistas que desejarem participar do prêmio devem realizar a inscrição pelo site www.premiorochedejornalismo.com. Serão aceitos materiais produzidos originalmente em espanhol ou português, publicados ou transmitidos na América Latina de 1º de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2019.
Além disso, na oitava edição do Prêmio Roche serão entregues outras três menções honrosas – uma em cada categoria da premiação – para trabalhos que abordem o tema acesso à saúde. Os trabalhos inscritos que contenham essa temática como principal estarão automaticamente concorrendo à menção.
Pela primeira vez, também será entregue uma menção honrosa em jornalismo de soluções. Todos os trabalhos inscritos no Prêmio Roche estarão automaticamente concorrendo a este reconhecimento, que busca promover a produção de histórias jornalísticas que investiguem, narrem e expliquem em profundidade as respostas que instituições, comunidades e pessoas estão desenvolvendo ante desafios, problemas e brechas da saúde na América Latina.
Entre os critérios que serão avaliados pela Secretaria Técnica do Prêmio, estão: qualidade narrativa; tratamento contextualizado e com domínio técnico do tema; foco socialmente relevante ao setor de saúde; reportagem, investigação próprias e completas; Independência e valores éticos profissionais refletidos no trabalho; valor informativo próprio e diversidade geográfica – os trabalhos finalistas de cada categoria serão de meios de comunicação de diferentes países.
Os vencedores de cada uma das três categorias do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde 2020 vão receber um troféu, um certificado e uma cópia do livro Gabo Periodista. Além disso, poderão escolher entre uma bolsa com todos os gastos pagos para participar de um workshop da Fundação Gabo ou do Festival Gabo 2020, realizado em Medellín, na Colômbia. Os finalistas, por sua parte, receberão um certificado, uma medalha e uma cópia do livro Gabo Periodista. Aqueles que receberem menções honrosas vão ganhar um certificado.
Um representante de cada trabalho finalista e um membro dos trabalhos vencedores de menções honrosas serão convidados com todos os gastos pagos ao Roche Press Day, um fórum anual de educação em jornalismo científico e de saúde. Com base nos acontecimentos recentes em torno do surto da Covid-19, a Roche decidiu adiar o evento, que será realizado de 12 a 16 de outubro de 2020 em Lima, Peru. Apesar do adiamento, todo o trabalho no desenvolvimento da agenda, no convite para os palestrantes e no avanço dos materiais e logística relacionados ao evento continua sendo realizado.
A Roche continua incentivando a cobertura de qualidade em temas de saúde e em reconhecer o grande trabalho dos jornalistas, que tem um papel chave em informar e empoderar a população para que cuide melhor da saúde. O jornalismo em saúde tem o potencial de incentivar diálogos que levem a mudanças concretas para melhorar a saúde dos latino-americanos. Para conhecer o regulamento completo, acesse aqui.