Com o tema “Pra Onde Vai a Comunicação?”, a Abracom reuniu nomes de diferentes áreas da comunicação para discutir o futuro do setor em sua confraternização de final de ano, realizada no dia 5 de dezembro, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo. Cerca de 100 profissionais de agências associadas e convidados participaram do evento.
Os convidados para formar o time de especialistas que discutiriam o assunto foi formado por representantes de entidades do setor: Alexandre Gibotti, da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap Nacional); Dalton Pastore, presidente da ESPM; Madelon Piana, diretora estadual da Abracom em Minas Gerais e Zé Schiavoni, conselheiro consultivo da entidade. A mesa de debates contou ainda com uma participação internacional: Alejandra Brandolini, vice-presidente do Conselho de RP da Argentina. A conversa foi mediada por Carlos Carvalho, presidente-executivo da Abracom.
A noite começou com o discurso de boas-vindas da presidente do Conselho Diretivo da Abracom, Claudia Rondon, que salientou o momento de crise e as incertezas pelo qual o mercado de comunicação corporativa está passando, mas ressaltou que é importante enfrentar essa fase com confiança.
“O momento da comunicação, como vamos ver no debate de hoje, é de reinvenção, inovação, criatividade e ousadia. Atravessar pequenas e grandes crises é uma das especialidades da comunicação corporativa, do mundo de PR, que zela pela reputação de seus clientes”, afirmou Claudia.
Com profissionais das áreas de publicidade, digital e PR, o debate apresentou várias visões sobre as tendências para o mercado de comunicação corporativa. Um dos temas abordados foi a integração de todos os segmentos da comunicação dentro das empresas, com a ressalva de que ainda existem muitas barreiras a serem quebradas para derrubar essas fronteiras.
Alexandre Gibotti destacou a importância da transformação digital. Ele citou estudo da consultoria Gartner sobre os setores da economia que colocam a transformação digital como prioridade para 2018. Confira aqui.
Dalton Pastore contou sobre sua trajetória profissional e sua experiência no mercado publicitário. “Antes a publicidade falava com os consumidores e eles ouviam. Hoje eles respondem, quando não são os primeiros a falar”, comentou Pastore sobre as mudanças na forma de comunicação entre marcas e clientes.
Após o debate, que durou cerca de uma hora e meia, o público foi convidado a participar de um coquetel para brindar as conquistas de 2018.