Evento realizado dia 13/12, em Porto Alegre, teve solenidade de posse da comissão que estará à frente da Associação Brasileira das Agências de Comunicação Corporativa no Rio Grande do Sul (Abracom-RS) de 2013 a 2015 e palestras que apresentaram os desafios para a comunicação corporativa em nível nacional, além de balanço das ações já realizadas pela entidade no Rio Grande do Sul.
Os desafios da nova comissão de gestão da Associação Brasileira das Agências de Comunicação Corporativa no Rio Grande do Sul (Abracom-RS), que tomou posse nesta quinta-feira, foram traçados em encontro realizado na Capital gaúcha. Assumiram as empresárias Raquel Boechat, da Enfato Comunicação Empresarial, como diretora da entidade no Estado, Néia Oliveira, da Comunicasul Comunicação Corporativa, como Secretária Geral, e Martha Becker, na área de Relações Institucionais, da Martha Becker Comunicação Corporativa.
Raquel Boechat destacou que o projeto para os próximos dois anos contempla quatro pilares principais: fortalecer a comunicação corporativa como ativo estratégico nas organizações gaúchas; desenvolver uma autorregulamentação para o setor, que passará também por manuais para orientações em processos de concorrência e de ética; viabilizar mais capacitação para profissionais e estudantes; e aumentar a mobilização e diálogo nas redes sociais. “Precisamos ser aliados e compartilhar cada vez mais ações que potencializem, conjuntamente, o posicionamento do setor também por meio de aperfeiçoamentos em gestão e qualidade do trabalho. Isto contribuirá para o crescimento de todas as empresas vinculadas à Abracom-RS”, apontou.
Para Néia Oliveira, é fundamental marcar a presença no Rio Grande do Sul promovendo o que os associados já fazem pelos clientes com os quais atuam no mercado: planejamento e execução de atividades para reforço da entidade, além de relacionamentos estratégicos com diversos públicos. Martha Becker, que foi a diretora no período da primeira gestão, entre 2009 e 2012, apresentou os resultados que envolvem reuniões com o trade, profissionais de imprensa e parcerias com instituições. “Foram iniciativas para iniciar um movimento de consolidação. A partir de agora, podemos impulsionar a participação de empresas e profissionais, o que só fortalecerá nosso segmento”, ressaltou.
Mercado favorável e união setorial
O presidente-executivo da Abracom, Carlos Henrique Carvalho, palestrou ao público presente sobre “Os cenários da comunicação corporativa para 2013”. Carvalho revelou que o momento é favorável, já que o setor crescerá 17% este ano, e 20% é a projeção para o próximo. “Somente em 2012, as maiores corporações brasileiras investiram R$ 8,2 bilhões em comunicação corporativa”. Segundo ele, para aproveitar melhor todas as oportunidades é preciso construir união setorial. “Trocar conhecimentos e criar concorrência forte coopera no sentido de nos tornar referência no mercado” afirmou. O dirigente acrescentou que o desafio central das agências é mostrar o quanto contribuem para a melhoria dos negócios, valorando a expertise que têm em inteligência estratégica e gerenciar relacionamentos, que são o grande objetivo de maior parte das organizações.
A palestra de encerramento do evento foi com o economista Igor Moraes, sócio da Vokin Investimentos, que falou sobre a conjuntura econômica no Brasil e no mundo. O especialista aposta que o Brasil crescerá de 3,7% em 2013 e que este índice deve se manter estável nos próximos anos.
Dados do setor – No Brasil, as agências empregam mais de 14 mil profissionais com formação superior em áreas como jornalismo, relações públicas, publicidade, economia, administração, entre outras, dentro de uma perspectiva de atendimento multidisciplinar para as necessidades dos clientes.
No ano de 2011, o mercado da comunicação corporativa faturou R$ 2 bilhões no País. No Rio Grande do Sul, são 70 agências ativas, sendo que o setor emprega cerca de 500 profissionais e o faturamento anual ultrapassa a marca dos R$ 5 milhões.
A regional no Rio Grande do Sul da Abracom foi instalada a partir de 2008 e realizou, desde então, encontros, palestras e seminários sobre comunicação corporativa e temas de gestão empresarial, além de visitas institucionais a veículos de comunicação, entidades setoriais e governo, além de parcerias educacionais.