A Abracom e o portal Trabalhando.Com formalizaram no último dia 7 de março parceria para criação de banco de vagas e cadastro de currículos para as agências de comunicação. O convênio foi apresentado durante palestra sobre “Como contratar os candidatos certos para sua agência”, ministrada pelo diretor geral da Trabalhando.Com no Brasil, Renato Grinberg. No evento, realizado em São Paulo, Grinberg mostrou os processos para divulgação de vaga, atração de candidato, seleção e retenção de talentos. Segundo ele, para atrair profissionais é preciso oferecer um ambiente harmonioso como ponto chave, assim como também ressaltar o pacote de benefícios da agência. “A geração Y dá muita importância para o ambiente de trabalho e para as vantagens que terão como profissionais da empresa”, afirmou ele. Para Grinberg também é importante avaliar se o contratador está realmente certo do que espera de um candidato para ocupar determinado cargo.
Quanto à seleção dos candidatos certos, o diretor da Trabalhando.Com destacou a importância da triagem criteriosa de currículos e, durante o processo de seleção, a aplicação de testes como o Quantum ou até mesmo de grafologia. Grinberg deu uma dica aos empresários e executivos de agências, propondo que a empresa prepare surpresas durante o processo seletivo, de forma a medir a capacidade do profissional para conviver com o inesperado e com a pressão. Grinberg enfatiza que, “se o candidato não se adequar à cultura empresarial, é melhor não contratá-lo ainda que tenha grande qualificação”. É preciso buscar complementaridade nas equipes e fugir da sinergia negativa, que pode trazer grandes prejuízos para a empresa. Ele citou pesquisa realizada nos Estados Unidos que aponta um prejuízo médio de 12 mil dólares quando um processo seletivo leva à contratação de profissionais errados e é preciso substituí-los.
Quanto à qualificação, o palestrante fez uma união com o conceito de sinergia ao dizer que um perfil profissional que se encaixe na cultura do local ou nas exigências da vaga pode ser mais vantajoso do que uma pessoa extremamente qualificada. “O importante é o hardware, o software dá para melhorar”, ressaltou Grinberg afirmando que o candidato pode ter sua qualificação melhorada, mas dificilmente mudará sua personalidade pela empresa.
Por fim, o diretor da empresa parceira da Abracom enfatizou a importância da retenção de talentos, pois, segundo ele, “a verdadeira vantagem competitiva está no capital humano”. E frisou que a liderança tem papel fundamental nesse processo.
A Trabalhando.Com é uma empresa com 12 anos no mercado e que hoje é considerada a maior comunidade de trabalho da América Latina. Cerca de 600 mil empresas usam o portal do Grupo Santander. Renato Grinberg é especialista em liderança, gestão, desenvolvimento de carreira e autor do livro “A estratégia do olho de tigre” – obra que chegou a ocupar o 4º lugar do ranking de livros mais vendidos da revista VOCÊ S/A.
A parceria entre a Abracom e a Trabalhando.Com vai permitir que as empresas associadas tenham acesso a um portal exclusivo para cadastro de vagas. E que profissionais de comunicação publiquem seus currículos gratuitamente em busca de oportunidades nas agências de comunicação corporativa.
O evento marcou também o início das atividades do grupo de trabalho sobre Recursos Humanos da Abracom, que em 2012 vai publicar um caderno sobre Recrutamento & Seleção. Confira as fotos do evento clicando aqui.