Afirmação é do jornalista Paulo Gilvane, da Agência Radioweb, durante painel da Abracom
Na última sexta-feira, 30, a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom Região Sul) promoveu o Painel Agências de Comunicação Corporativa e Relações com a Mídia de Rádio. O encontro, realizado no Auditório da Decision/FGV (Fundação Getúlio Vargas), reuniu assessores de imprensa e os jornalistas César Freitas, da Rádio Gaúcha; Civa Silveira, da Bandeirantes; Paulo Gilvane, da Agência Radioweb; Gustavo Victorino, da Rede Pampa; e Ataídes Miranda, da Rádio Guaíba.
Gilvane destacou as peculiaridades da Agência Radioweb, que gera conteúdos para os veículos de Interior. Segundo o jornalista, os assuntos de maior interesse são economia, saúde, política e cidadania. “O primeiro critério para a seleção da pauta é o interesse público, seguido da forma de encaminhamento. Enviar o e-mail não é suficiente. É necessário contextualizar o conteúdo e mostrar para a chefia de reportagem o quanto ele é interessante.”
Para Civa, o fundamental para o sucesso da pauta é a aproximação com as agências de comunicação: “Para nós é importante conhecer as fontes de vocês”. César Freitas, da Rádio Gaúcha, destacou o compromisso da empresa com a credibilidade: “Ligação telefônica sem valor é aquela feita para verificar se o chefe de reportagem recebeu o e-mail. O assessor tem que aproveitar este momento para mostrar que a pauta é de interesse público, porque é isto que nos interessa”.
Ataídes Miranda salientou a importância do conteúdo: “Eu não posso destacar um repórter para descobrir o que está acontecendo num determinado local. O assessor de imprensa tem que ser claro no conteúdo encaminhado por e-mail e vender a informação”. Já Gustavo Victorino, da Rádio Pampa, disse que o mais importante para o aproveitamento da sugestão de pauta é adequá-la ao programa e perfil do apresentador: “Conhecer os programas é muito importante e encontros como este são positivos porque qualificam o mercado”.
O Painel Agências de Comunicação Corporativa e Relações com a Mídia de Rádio faz parte de um programa iniciado em 2009, e que tem como objetivo contribuir com a profissionalização dos assessores de imprensa e qualificar a comunicação entre agências e veículos de comunicação.
FONTE: Coletiva.net