No próximo dia 18 de maio, a OAB SP sediará audiência pública do Ministério da Educação com a sociedade civil sobre a revisão das diretrizes curriculares nacionais DCN do curso de Jornalismo.
Além da própria OAB SP, demais segmentos da sociedade civil, movimentos sociais e organizações não-governamentais apresentarão a sua contribuição sobre o perfil e as competências desejáveis ao profissional de jornalismo. A audiência será realizada na sede da OAB SP (Praça da Sé 385- 1 andar) das 9h às 12h30, no salão nobre da entidade.
A revisão participativa das diretrizes curriculares nacionais do curso de Jornalismo objetiva sintonizar a formação do profissional com as exigências atuais da sociedade. Essa audiência pública promovida pelo MEC terá como foco a definição do perfil desejável do jornalista diante das transformações políticas, culturais, sociais e tecnológicas contemporâneas e das competências a serem construídas na formação superior do profissional em termos de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.
“OAB SP está entusiasmada em receber esta audiência pública sobre as diretrizes curriculares do curso de jornalismo por entender o papel relevante que os jornalistas têm numa democracia. Toda sociedade deve ter garantido seu direito à informação livre, correta e independente, para deter elementos capazes de formar um juízo de valor sobre temas públicos de relevância”, afirma Luiz Flávio Borges D´Urso, presidente da OAB SP
A necessidade da realização de audiência pública com a sociedade civil foi deliberada pela comissão de especialistas em Jornalismo que subsidia o MEC na revisão das diretrizes curriculares do curso. Foram realizadas outras duas audiências públicas, com professores e intelectuais da área; e com representantes das associações, entidades de classe e jornalistas profissionais atuantes no mercado de trabalho.
FONTE: OAB SP