Iniciativa valoriza a comunicação eficiente em feiras e eventos
Com a proposta de auxiliar na cobertura de feiras de negócios e eventos, cinco entidades se reuniram e elaboraram o “Guia de Boas Práticas de
A idéia do Guia surgiu após o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo/SJSP receber, com certa freqüência, reclamações de jornalistas e de assessorias de imprensa sobre procedimentos que consideravam inadequados no trato com a informação e na condução do trabalho em eventos. A partir desses episódios, o SJSP, então, mobilizou estas entidades para compor uma equipe de trabalho. Após dois anos de execução, os envolvidos no projeto apresentam as dicas e orientações para uma cobertura completa de feiras e eventos.
Repórteres de veículos da imprensa nacional e profissionais de comunicação que vivem o dia-a-dia das feiras deram os seus depoimentos sobre o que acham das feiras e como este guia poderia contribuir para fortalecer ainda mais a cobertura desses eventos. As informações vão desde o credenciamento da imprensa até mesmo como montar uma sala de imprensa que atenda às necessidades dos jornalistas e fotógrafos que estão fazendo a cobertura do evento.
Com a chancela de todas essas entidades, o Guia de Boas Práticas de
Inicialmente, o guia terá uma tiragem de 5 mil exemplares e distribuição gratuita em todo o Brasil. Além de uma versão online que ficará disponível no site das entidades envolvidas no projeto.
Entidades
ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de
FENAJ Federação Nacional dos Jornalistas – está efetivamente incorporada às lutas em defesa dos jornalistas e do jornalismo no Brasil. Criada 20 de setembro de 1946, a FENAJ sempre se destacou na longa e árdua jornada pela adoção de regras que organizassem a profissão e garantissem para a sociedade acesso público à informação ética e plural. Com mais de 40 mil jornalistas associados aos seus 27 sindicatos estaduais e quatro municipais, a Federação tem dado demonstrações históricas de preocupação com a liberdade na comunicação e com a democracia como valor inalienável do cidadão sem abrir mão de sua missão principal de lutar por melhores condições de vida e trabalho para os jornalistas profissionais.
SINCO –
SJSP – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de S.Paulo participou e participa desde 15 de abril de 1937 de lutas importantes dos jornalistas e da sociedade brasileira. Com 4.500 sindicalizados, segundo dados de 2005, é o maior sindicato da categoria no país. É filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e à Central Única dos
SINDIPROM Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro representa mais de 3.000 empresas de eventos, entre organizadoras e promotoras de feiras e eventos, montadoras de estandes, locadoras de equipamentos, prestadoras de serviços para o segmento, empresas de marketing promocional, além dos profissionais autônomos com atividades afins.
UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras – é a entidade privada que representa desde 1986 as empresas envolvidas na organização, promoção, operação e montagem das principais feiras de negócios do Brasil. Sob a liderança da UBRAFE, as feiras de negócios brasileiras cresceram 300% de 1992 a 2006 e consolidaram-se como os maiores e mais importantes encontros comerciais do Brasil para empresas de todos os portes: grandes, médias, pequenas e micro. Nos seus 20 anos de atuação, a entidade “abriu os olhos” do governo brasileiro para a importância das feiras de negócios, apresentando a força das feiras de negócios para os líderes do poder nacional, câmaras de comércio bilateral, embaixadas e corpo diplomático.
FONTE: Abracom