Colaboração: Aline Talavera |
|
Oficiais e jornalistas participaram da palestra | A Polícia Militar participou de uma palestra organizada pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), e que teve como convidado o jornalista Caio Túlio Costa, um dos fundadores do Universo OnLine (UOL).
O evento ocorreu na última terça-feira, no Spazio JK, Itaim Bibi, Zona Sul da Capital. A participação da Polícia teve como objetivo o aperfeiçoamento no atendimento à imprensa.
O palestrante analisou algumas questões atuais na área de comunicação, como o desenvolvimento da mídia digital e a transformação da mídia tradicional por causa dessa evolução. Caio Túlio destacou que a mídia tradicional deve “acelerar o processo de compreensão dessa revolução tecnológica”.
Parcerias
Segundo o capitão Fábio de Jesus Leite, da Comunicação Social da PM, e que também é jornalista, as ferramentas ligadas às novas tendências da área colaboram com o trabalho. “Trazemos essas informações e a distribuímos por maillings (grupos de e-mails individuais) dentro da instituição” explica.
Fábio trabalha há cerca de um ano na parceria com a Abracom, sempre buscando novidades que auxiliem o trabalho policial, no que diz respeito à comunicação social. “Recebemos malings, releases, e também um Caderno de Comunicação da Abracom, que nos auxiliará bastante. Tudo isso para qualificarmos o pessoal no atendimento à imprensa”, argumentou o capitão Fábio Leite.
Ele ainda comentou que será ministrado um Curso de Comunicação Social para oficiais e praças da PM, além da instituição buscar novas parcerias com universidades.
Imparcialidade e transparência
Já o tenente Emerson Massera Ribeiro, porta-voz do Comando de Policiamento da Capital, destaca que a Polícia está voltada para a divulgação de seu trabalho junto à imprensa. “Temos de ser imparciais e transparentes, sempre esclarecendo a nossa versão. O público também tem de saber das coisas positivas que a PM faz e que nem sempre encontram espaço para serem divulgadas”, salientou o tenente Massera.
Já o capitão da Polícia Militar, Marcel Lacerda Soffner, da Comunicação Social da Secretaria da Segurança Pública, que também participou do evento, enfatizou que “toda informação que aperfeiçoar o trabalho da PM em relação à mídia é de suma importância. A Polícia está interessada em participar de todo evento que envolva o conhecimento de novas tecnologias na área de comunicação social”.
Marcelo Freire
|