O Comunique-se começa a receber em âmbito nacional, nesta quinta-feira (09/03), as inscrições para o e-MBA de Gestão em Comunicação Corporativa, que começa no próximo mês. Duas características são os diferenciais do curso: o formato inovador conhecido como sistema EPR (Ensino Presencial em Rede) e o corpo docente, formado por profissionais com experiência no mercado. A duração total é de 14 meses. O certificado é reconhecido pelo MEC. O curso é fruto de uma parceria entre o Comunique-se, a Educartis (empresa especializada em EPR®) e a FECAP, instituição de ensino com mais de 100 anos de existência em São Paulo.
O sistema EPR vai permitir que as salas de aula instaladas nas 20 principais capitais do País sejam interconectadas em rede e equipadas com câmera, projetor, telão e professor auxiliar. Mesmo com a utilização da Internet, o formato do curso está muito próximo de um curso presencial tradicional, com pouca proximidade de um sistema de ensino a distância. Em qualquer lugar do País, o aluno vai a uma sala de aula todas as terças-feiras, de 19h30 às 23h, como em qualquer MBA. A diferença é o fato de ver e ouvir o ministrante a partir de um telão, em tempo real, como numa videoconferência. Haverá, ainda, palestras, que serão agendadas sempre para a última quinta-feira do mês.
Os participantes podem falar não só com o professor, fazendo perguntas e entrando em debates, mas também com os colegas de todas as outras salas, em diferentes cidades do Brasil. Com isso, não só se mantém a interatividade, como permite a criação de uma ampla rede de trabalho com colegas. As atividades são feitas em grupos, nas próprias salas, e acompanhadas sempre por um monitor local.
Profissionais como Júnia Nogueira, diretora de Assuntos Corporativos e Imprensa da Volkswagen do Brasil, Hector Botero, vice-presidente da Business Wire, principal empresa no mundo de distribuições de comunicados e fatos relevantes, para a América Latina, José Luiz Schiavoni, presidente da Abracom, Mário Rosa, consultor de imagem e duas vezes vencedor do Prêmio Esso, e Rodrigo Azevedo, presidente do Comunique-se, são alguns dos professores do curso. Haverá palestra toda última quinta-feira de cada mês.
Grande procura
Em apenas dois dias depois do coquetel de lançamento do MBA em São Paulo, 328 pessoas preencheram o cadastro no site oficial do curso. O presidente do Comunique-se, Rodrigo Azevedo, acredita que o sucesso na procura pelo MBA se deve à carência no Brasil de cursos de alto nível na área de Comunicação Corporativa. Este é o primeiro da área no País.
O e-MBA Executivo Gestão em Comunicação Corporativa foi desenvolvido com a participação de um conselho consultivo formado por profissionais renomados do mercado. Bruno Fiorentini, presidente do Yahoo Brasil, Paulo Novis, diretor Geral do Sistema Infoglobo, e João Rodarte, fundador e presidente da CDN Cia de Notícias são alguns dos conselheiros.
Valores e descontos
O valor-base para o curso é de R$ 10.640, válido para os estados de SP, RJ, MG, RS e DF. Para os outros estados do País, haverá preços especiais, uma vez que a direção das empresas parceiras leva em consideração o poder aquisitivo dos profissionais de Comunicação espalhados por um país tão grande e diversificado como o Brasil.
Somam-se a isso os descontos oferecidos de acordo com a forma de pagamento escolhida. Para aqueles que optarem por pagamento à vista, o desconto será de 25%; quem quiser pagar em duas vezes terá 10% de desconto e quem preferir em três vezes pagará 5% a menos. O valor pode ser parcelado ainda em até 24 vezes, em parcelas a partir de R$ 409,00, via cartão de crédito, débito ou boletos bancários.
O e-MBA atenderá, em princípio, todas as capitais do Brasil e algumas cidades do interior. A confirmação das cidades dependerá exclusivamente de um número mínimo de 20 alunos matriculados em cada cidade.
Conteúdo programático
As disciplinas estão agrupadas em três módulos. O primeiro deles, “Módulo Major: Comunicação Corporativa”, vai de 11/04 a 28/09, com carga total de 169 horas. “Marketing” começa em 03/10 e termina em 30/01/2007, com 107 horas. “Negócios” vai de 06/02 a 29/05/2007, com 96 horas. Veja a relação completa de disciplinas abaixo.
Módulo Major Comunicação Corporativa
-Mercado de comunicação
-Relações com a mídia
-Relações com investidores
-Relações governamentais
-Comunicação Internacional
-Comunicação interna
-Comunicação no 3º setor Relações públicas
-Gerenciamento de crise
-Comunicação on-line | Interativa
-Mensuração de resultados
Módulo Marketing
-Marketing: conceitos e definições
-Marketing Estratégico
-Gestão de Produtos e Marcas
-Gestão de canais de marketing
-Pesquisa de Marketing
-Gestão de preço
-Marketing de Serviços
Módulo Negócios
-Finanças aplicadas
-Gestão de pessoas
-Economia Empresarial
-Métodos quantitativos aplicados
-Empreendedorismo na comunicação
-Comercial / vendas
-Relação com cliente
Mais informações no site do MBA.
FONTE: Comunique-se