Licitação da Embratur é modelo de contratação de agências

Abracom participou como observadora do processo

Um acórdão do TCU – Tribunal de Contas da União, foi o responsável pela realização de um processo modelo de licitação para contratar agência de comunicação. Na norma do TCU, havia a recomendação para que a Embratur fizesse a contratação dos serviços de assessoria de imprensa e relações públicas de forma direta, sem intermediação de agência de publicidade.  A licitação foi aberta pela autarquia no início do ano e concluída em outubro, com o anúncio das vencedoras, que irão dividir uma conta anual no valor de R$ 15 milhões.

A Abracom foi convidada da Embratur para o acompanhamento da etapa de avaliação das propostas técnicas da licitação.  O edital está entre as concorrências governamentais que mais se ajustam ao modelo proposto pela Abracom para a contratação de empresas pelos órgãos públicos. Propõe formas de julgamento das propostas baseadas em itens técnicos bem definidos e garante aos vencedores uma participação efetiva na definição de estratégias de comunicação que serão implementadas na vigência do contrato.

As empresas vencedoras farão trabalho de assessoria e de gerenciamento de crises nos 18 mercados prioritários para o turismo brasileiro. A presença da Abracom foi considerada pelo presidente da entidade, José Luiz Schiavoni, como “um fato inédito no setor, o que demonstra a importância da Abracom como referência no mercado de comunicação organizacional”.

Julgamento e Vencedoras

O julgamento das propostas apresentadas pelos 8 concorrentes foi realizado nos dias 18 e 19 de outubro, na sede da Embratur, em Brasília. Além do secretário-executivo da Abracom, Carlos Henrique Carvalho, que era observador independente do processo, estavam presentes apenas os membros da comissão de licitação da autarquia.

Segundo Carvalho, as propostas apresentadas pelas empresas finalistas do processo de licitação revelavam a qualidade dos serviços prestados pelo setor. As empresas deveriam apresentar soluções para dois cases propostos no edital da concorrência. “E as propostas apresentadas primavam por soluções de alta qualidade técnica, com o uso das mais avançadas ferramentas de comunicação”, disse o secretário-executivo da Abracom.

As empresas vencedoras do processo foram a FSB Comunicações e a Máquina da Notícia, que terão garantidos pelo menos 25% do valor total do contrato para cada uma.

Para solicitar cópia do modelo de edital da Abracom, envie mensagem para contato@abracom.org.br. As agências associadas podem fazer o contato com governos, empresas públicas e legislativos, mostrando a forma adequada de contratação de serviços de comunicação organizacional.

 

 

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