Não é de hoje que as agências de comunicação estão diversificando significativamente seus portfolios de ofertas de produtos e serviços. E, nesta busca constante por novos desafios e oportunidades, surgem alguns produtos que eram diretamente vinculados às agencias de publicidade e propaganda quase que única e exclusivamente.
É o caso dos materiais de cunho informativo encartados em publicações de pequena ou grande circulação que são pagos pelo cliente. Ou é o caso também das edições especiais, geradas a partir de eventos ou estratégias de comunicação mais amplas e que têm na circulação de um produto editorial difereciado um conteúdo informativo forte e direcionado.
Neste caso, o produto é criado pela agência em parceria com o veículo e a busca de patrocinadores é facilitada pelo cliente da agência, pela agência de comunicação corporativa e pelo veículo.
As oportunidades para realizar este tipo de tarefa são as mais variadas e as agências de comunicação estão habilitadas a editar, produzir e veicular este tipo de material com qualidade inquestionável.
Em países como os Estados Unidos, Itália, Alemanha, Franca e Inglaterra, por exemplo, os custos de produção são cobrados à parte e a agência fica também com taxas que variam de 15 a 20% do valor da veiculação.
Há agencias que, para conquistar clientes exercem um mini dumping e cobram somente os 15% de taxa. Mas é uma minoria que atua preferencialmente no mercado asiático.
O certo é que, tomando por base, o que se vê em países mais desenvolvidos, a prática de criar e produzir produtos de comunicação encartando-os em publicações de grande circulação não estão de forma alguma restrita às agências de publicidade e propaganda.
Portanto, estamos de frente para mais uma oportunidadede ganhos para nossas agências em termos de serviços prestados ao mercado que podem trazer retornos significativos seja para o cliente, seja para as empresas de comunicação corporativa.